Seções, Comissões e Pró-Reitorias

Alguns espaços institucionais (tanto no próprio Instituto quanto na USP) são muito importantes na trajetória do(a) estudante de graduação, seja por disponibilizarem informações relevantes (editais, bolsas, oportunidades, prazos etc.) seja por auxiliarem os(as) estudantes em questões e demandas que surgem ao longo do curso de graduação. Abaixo, listamos aguns desses espaços.

Seção de Alunos de Graduação [IFUSP]
(portal.if.usp.br/salunos)

A Seção de Alunos é um espaço fundamental para o(a) estudante. Lá é possível solicitar documentos (atestado de matrícula, histórico escolar, certificado de concusão de curso, aproveitamento de estudos etc.); obter informações sobre a carga didática, distribuição das salas de aula e o horário das discilinas; cancelar e reativar matrícula; solicitar cartões; acessar o calendário escolar, entre outros.

Comissão de Graduação [IFUSP]

A Comissão de Graduação é o órgão responsável pelo ensino de graduação no Instituto de Física da USP. Entre as atribuições da Comissão, estão: zelar pela execução dos programas de ensino de graduação; acompanhar a vida acadêmica dos(as) alunos(as); conceder equivalências, trancamentos e dispensa excepcional de requisitos das disciplinas sob responsabilidade do IFUSP; interlocução com as outras Unidades da USP no oferecimento de disciplinas opptativas e na organização de horários. O site da Comissão de Graduação disponibiliza informações sobre os cursos do IFUSP, programas de monitoria e capacitação, distribuição didática etc. e lá o(a) estudante pode solicitar auxílio para a participação em eventos.

Comissão de Cultura e Extensão [IFUSP]
(portal.if.usp.br/extensao)

As atividades de cultura e extensão universitária são concebidas como processo educativo, cultural e científico que integra o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade. Na página da Comissão de Cultura e Extensão do IFUSP é possível encontrar informações sobre os projetos de extensão desenvolvidos no Instituto, como o Física para TodosShow da Física, Encontro USP-Escola, Projeto Criatividade, Arte e Ciência no Parque, entre outros. Em alguns desses projetos, os(as) estudantes podem atuar, inclusive, como monitores(as).

Comissão de Pesquisa [IFUSP]
(portal.if.usp.br/pesquisa)

O Instituto de Física realiza atividades de pesquisa em diversos campos do conhecimento. Os(As) pesquisadores(as) do Instituto se organizam em grupos, atuando por meio de colaborações nacionais e internacionais. A página da Comissão de Pesquisa do IFUSP disponibiliza informações sobre bolsas de iniciação científica, cursos (como o Curso de Verão), simpósios e colóquios, entre outras informações relevantes também ao(à) estudante de graduação.

Pró-Reitoria de Graduação [USP]
(prg.usp.br)

Na página da Pró-Reitoria de Graduação é possível encontrar informações sobre o universo acadêmico; manual do(a) calouro(a); editais de bolsas e de programas de formação e permanência estudantil; eventos voltados a estudantes de graduação; simpósios temáticos para o ensino de graduação, entre outros.

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão [USP]
(prceu.usp.br)

Na página da Pró-Reitoria de Cultura e Entensão são divulgados os cursos de extensão oferecidos por todas as Unidades da USP, além de atividades (exposições, mostras, concursos etc.) e projetos desenvovidos pela Pró-Reitoria.