Simpósio de Pós-Graduação e Colóquio Gleb Wataghin

No próximo dia 24/03/2022 (quinta-feira), acontece, no Auditório Abrahão de Moraes, o 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFUSP, evento que visa celebrar o retorno das atividades presenciais de pesquisa, ensino e extensão e dar as boas vindas aos novos alunos de Mestrado e Doutorado do Instituto. O Simpósio contará com apresentações, cerimônia de entrega dos Prêmios da Pós-Graduação e a realização de um Colóquio Gleb Wataghin de encerramento.
Confira abaixo mais detalhes da programação! No final da página, estão os links do YouTube para quem quiser acompanhar tanto o Simpósio, quanto o Colóquio.

09:00 - 09:30: APRESENTAÇÕES DE BOAS VINDAS DA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO, DO DIRETOR, DO VICE-DIRETOR E DO PRÓ-REITOR DE PESQUISA

09:30 - 10:30: PALESTRA DO PROF. PAULO ARTAXO

"Os desafios científicos de fazer a física contribuir para os objetivos do desenvolvimento sustentável"

O enfrentamento das mudanças climáticas globais são um dos maiores desafios de nosso sociedade. Construir uma sociedade sustentável é a maior tarefa que teremos nas proximas décadas. Estamos em franco aquecimento global, com aumento dos eventos climáticos extremos e fortes impactos socio-econômicos. A Ciência avançou muito nas ultimas décadas para fazer frente às necessidades de políticas públicas sólidas e baseadas em ciência. Teremos que mudar em muito nossa maneira de produzir e consumir energia, bem como processos críticos como a produção de alimentos, transportes, e consumo em geral. A integração da física do clima com os processos biológicos e ecossistêmicos ainda são importantes desafios que serão discutidos neste evento.

10:30 - 11:00: COFFEE BREAK

11:00 - 12:30: CERIMÔNIA DE ENTREGA DOS PRÊMIOS DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFUSP COM PARTICIPAÇÃO DO PRÓ-REITOR E DO PRÓ-REITOR ADJUNTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

São 8 categorias: melhor tese de Doutorado; melhor dissertação de Mestrado; destaque de artigo científico; destaque de participação em evento internacional; destaque de pesquisa de aluno(a) iniciante; destaque em ensino, monitoria ou estágio; destaque em instrumentação ou desenvolvimento de software; destaque em inovação e empreendedorismo para iniciativa de divulgação científica ou atividade de extensão e destaque em ações afirmativas.

12:30 - 16:00: INTERVALO

16:00 - 17:30: 6ª EDIÇÃO DO COLÓQUIO GLEB WATAGHIN (ONLINE)

"A theory of the universe"
Convidado: Prof. Neil Turok (Higgs Chair de Física Teórica da Universidade de Edimburgo e Diretor Emérito do Instituto Perimeter de Física Teórica)

"Over the last few years, my collaborators and I been revisiting the foundations of the known laws of fundamental physics. Our goal has been to explain the surprising simplicity of the observed cosmos (on small and large scales) with a minimum of ad hoc ingredients and assumptions. Recently, this approach has met with several surprising successes. We found a new explanation for the flatness, homogeneity and isotropy of the universe on large scales, based only on gravity, thermodynamics, and the hypothesis that the universe does not violate CPT symmetry. The same hypothesis allows a new, more economical explanation of cosmic dark matter: it consists of one of the three massive right-handed neutrinos expected in the standard model. Our picture requires that the fundamental laws of particle physics are unchanged under local scale transformations, or “Weyl“ symmetry. We found a new way to implement this symmetry, without introducing any new particles. It only works if there are exactly three generations of elementary particles, just as observed. The same mechanism generates large-scale primordial density perturbations in the universe, with a calculable amplitude. I will summarise the theory’s key predictions, forthcoming observational tests, and remaining challenges".

Transmissão do Simpósio (YouTube): https://youtu.be/e579Gaj_uYc.
Transmissão do Colóquio (YouTube): https://youtu.be/d-hPmjjjC-I.

BATE-PAPO ENTRE OS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E O PROF. NEIL TUROK

Como de praxe, antes de proferir um colóquio acessível a um público amplo, o Dr. Neil também ficará à disposição dos alunos de Mestrado e Doutorado do IFUSP, entre as 14:00 e as 15:30, para uma conversa informal sobre pesquisa, pós-graduação e a carreira científica de um modo geral. O link da Plataforma Zoom para o encontro será encaminhado a todos os alunos de pós-graduação no dia 23/03/2022.