Prêmios da Pós-Graduação IFUSP (atualizado em 11/02/2022)

Veja aqui o EDITAL.

A Comissão de Pós-Graduaçao tem imensa satisfação em anunciar os Prêmios da Pós-Graduação do Instituto de Física da USP com previsão de edições anuais.

Esses prêmios têm o objetivo de valorizar nossos alunos em suas atividades de pesquisa, ensino e extensão, reconhecendo as diferentes modalidades e modos de atuação nos quais os nossos alunos têm se destacado.

Além do prêmio principal em cada uma das 10 categorias (ver lista completa abaixo, ou no Edital), também iremos homenagear outros candidatos qualificados com menções honrosas.

A análise e o julgamento dos candidatos inscritos aos prêmios serão feitos por uma banca composta por docentes do IF, um(a) representante dos alunos de pós-graduação do IF, além de um(a) membro externo ao IF.

A solenidade de entrega dos prêmios será realizada no dia 24/03/2022 durante o Primeiro Simpósio da Pós-Graduação do IF. Contamos com a presença de todos no dia 24 de março no Simpósio, na premiação dos nossos estudantes e na 6ª Edição do Colóquio Gleb Wataghin!

Os Prêmios da Pós-Graduação do IFUSP serão na forma de uma verba de pesquisa de até R$ 2500.

No caso de alunos regularmente matriculados, essas verbas podem ser investida em recursos computacionais, verbas de laboratório ou outros insumos relacionados aos projetos de pesquisa dos alunos ganhadores desses prêmios.

No caso de ex-alunos do Programa, os prêmios serão dados pela Diretoria do IFUSP, num valor máximo de R$ 2500, mas que poderá sofrer variações conforme a modalidade do auxílio máximo permitido a cada ex-aluno.

Categorias dos prêmios

• Melhor Tese de Doutorado

Para a melhor tese de doutorado que tenha sido apresentada no período de 01/01/2021 a 31/12/2021

• Melhor Dissertação de Mestrado

Para a melhor dissertação de mestrado que tenha sido apresentada no período de 01/01/2021 a 31/12/2021

• Destaque de artigo

Para artigo que tenha data de publicação no período de 01/01/2021 a 31/12/2021, com participação relevante do aluno  de pós-graduação inscrito nesta categoria

• Destaque de participação em evento internacional

Para apresentação de trabalho em evento internacional (presencial ou online), que tenha ocorrido no período de 01/01/2021 a 31/12/2021

• Destaque de pesquisa de aluno iniciante

(primeiro ano de pós-graduação no IFUSP) no período de 01/01/2021 a 31/12/2021

• Destaque em ensino, monitoria ou estágio

(para atividades desenvolvidas no período de 01/01/2021 a 31/12/2021)

• Destaque em instrumentação ou desenvolvimento de software
  • Destaque em inovação e empreendedorismo para iniciativa de divulgação científica ou atividade de extensão
  • Destaque em ações afirmativas

Para estudantes que contribuíram em benefício de grupos sociais sub-representados na academia. A contribuição pode ser por diversas formas: pesquisa feita por participantes desses grupos discriminados e vitimados pela exclusão, ações de divulgação científica ou ensino voltadas para esses grupos e outras iniciativas meritórias.