Áreas do conhecimento que organizam o curso

Física e Áreas Afins

Por buscar a formação de educadores em uma área do conhecimento específica, torna-se fundamental que os(as) estudantes tenham domínio desta ciência. Assim, as diferentes áreas da Física compõem fortemente o currículo, com disciplinas que se voltam à Física Clássica e abordam conteúdos de Mecânica, Hidrodinâmica, Ondas, Termodinâmica, Eletromagnetismo e Ótica. A Física Moderna está igualmente presente no curso em disciplinas que abordam Física Quântica, Atômica, Molecular, Nuclear, Partículas Elementares, Estado Sólido e Relatividade.

Em alguns casos, cada uma destas áreas compõe uma disciplina específica dedicada a ela. Em outros, em uma mesma disciplina há a presença de mais de uma subárea da Física. Além das disciplinas de Física, o curso conta com uma formação complementar em áreas afins. A principal delas é a Matemática, que se materializa em disciplinas de Cálculo, Geometria Analítica e Vetores. Aspectos da Química, da Biologia, das Geociências e da Astronomia também são presentes em disciplinas optativas.

Em todas as disciplinas, busca-se uma abordagem contextualizada dos conteúdos, em problemas que transcendem as questões mais restritas da Física. Contudo, vale destacar a presença de disciplinas que, de modo mais explícito e incisivo, buscam a interdisciplinaridade e as relações da Física com outras áreas. Assim, contamos com disciplinas que se voltam às questões ambientais, ao estudo do corpo humano (envolvendo questões de saúde), às questões tecnológicas e aos problemas energéticos.

O conteúdo de Física também é trabalhado experimentalmente, em disciplinas voltadas à investigação de diferentes fenômenos físicos, sejam eles interpretados pelas teorias clássicas, ou pela compreensão permitida pela Física Moderna e Contemporânea. Além destes cursos permitirem uma abordagem fenomenológica da Física, os mesmos buscam desenvolver habilidades fundamentais do trabalho científico, como o levantamento de hipóteses, a construção de procedimentos experimentais e o tratamento de dados quantitativos e a comunicação desses resultados. Nessas disciplinas, os alunos devem elaborar relatórios, desenvolvendo habilidades de comunicação e uso de linguagem científica.

Educação

As disciplinas da área de Educação buscam uma compreensão ampla de diferentes aspectos do trabalho pedagógico. Desta maneira, elas elegem tanto a escola como uma instituição especifica, como seus agentes (professores, alunos, coordenadores etc.) como objeto de estudos e reflexões. Os cursos buscam discutir, em determinados espaços formativos, a legislação vigente que guia a educação nacional e elementos de organização e gestão escolar. Assim, busca-se uma compreensão estrutural da realidade educacional, na qual se verifica a presença de diferentes forças que acabam por permitir que determinados tipos de práticas possam se consolidar nas escolas.

Outro elemento importante abordado em diferentes disciplinas é a psicologia da criança e do adolescente. Neste contexto, estuda-se desde o desenvolvimento cognitivo dos jovens, quanto aspectos afetivos e outros elementos que compõem a identidade dos sujeitos. Assim, as bases psicológicas da aprendizagem estão presentes na formação dos licenciando, estendendo-se aos estudos de diferentes comportamentos que podem se manifestar em situações de sala de aula.

Por fim, também são abordados os diferentes modos de organização curricular e seus impactos na vida social dos sujeitos. Nesta linha, as finalidades educativas são tratadas e questionamentos sobre para quê e para quem determinadas perspectivas educacionais se voltam são o elemento central das discussões.

Ensino de Física e Ciências

De modo complementar à área de Educação, os conhecimentos abordados na área de Ensino de Física e Ciências buscam tratar de diferentes aspectos do processo de ensino-aprendizagem. Contudo, nesta área, as características do conhecimento físico se tornam o elemento central das discussões e os processos de ensino próprios desta ciência passam a ser o objeto de estudo nas diferentes disciplinas que compõem seu campo.

Um primeiro questionamento abordado refere-se aos objetivos do Ensino de Física na escola básica. Desta forma, estuda-se diferentes ênfases curriculares para o Ensino de Ciências e analisa-se o processo histórico de construção de determinadas formas de se ensinar Física. Insere-se, neste mesmo conjunto de reflexões, o estudo de diferentes materiais didáticos destinados ao Ensino de Física.

As diferentes estratégias e metodologias para o Ensino de Física são preocupações centrais dos cursos desta área. Nas disciplinas, busca-se mostrar que um mesmo conhecimento pode ser ensinado de diferentes maneiras e com diferentes dinâmicas, sendo que a validade de cada modo de ensinar é avaliada de acordo com os objetivos formativos estabelecidos pelo(a)s professore(a)s e considerando-se os diferentes perfis de aluno(a)s que passam pelo processo de ensino-aprendizagem.

Além das preocupações direcionadas às práticas escolares, na área de Didática da Física as características epistemológicas desta ciência são debatidas. Assim, disciplinas que se voltam ao estudo de Filosofia e História da Física e das Ciências passam a ter relevância no curso de licenciatura. Elas problematizam desde as características do conhecimento físico e seus modos de formulação em leis, teorias e modelos, quando a influência de fatores sociais e culturais no processo de elaboração destes conhecimentos científicos.