Mecânica Estatística

Laboratório de Reologia Celular
O núcleo das atividades de pesquisa do nosso laboratório está na aplicação de princípios da física, especialmente mecânica estatística, em medicina e fisiologia, tanto do ponto de vista experimental quanto teórico. Nosso laboratório trabalha com medições mecânicas em células vivas e em fluidos complexos, tais como surfactantes.


André de Pinho Vieira
Pesquisa envolvendo a física estatística de sistemas desordenados, com ênfase em modelos para sistemas magnéticos e cristais líquidos, e o estudo teórico da propagação de trincas em meios desordenados.


Carlos Eduardo Fiore dos Santos
  1. Transição de Fase e Fenomenos Críticos;
  2. Métodos e algorítmos de  Monte Carlo para diferentes problemas em Física Estatística;
  3. Mecânica Estatística de não equilíbrio;
  4. Estudo do polimorfismo líquido e propriedades anomalas em sistemas físicos tipo água por meio de modelos estatísticos simplificados.

 
Tenho me dedicado nos últimos anos ao estudo de métodos alternativos de renormalização em teoria de campos. Paralelamente, trabalho também no desenvolvimento de algoritmos de cluster para o estudo de sistemas de spin. A dinâmica destes algoritmos permite, entre outras coisas, eliminar efeitos de histerese em transições de fases de primeira ordem.


Carlos S. O. Yokoi
  1. Sistemas Desordenados;
  2. Vidros de Spin; 
  3. Campos Aleatórios.
Sistemas dinâmicos não lineares, sistemas complexos e aplicações interdisciplinares da mecânica estatística. Modelagem e simulação numérica.


Domingos Humberto Urbano Marchetti
Modelos de mecânica estatística, sistemas desordenados, zeros de Lee-Yang, grupo de renormalização, dinâmica dos zeros de Lee-Yang, dinâmica em modelos hierárquicos, equações diferenciais parciais de evolução, séries de Mayer via equações diferenciais, dímeros – vértices e Pfafianos, dinâmica de grupo de renormalização para férmions, matrizes aleatórias, matrizes de Jacobi esparsas, dimensão Hausdovff e dimensão de Fouriev de medidas espectrais, dinâmica de mapeamentos conforme, invariância conforme, universalidade.


Mário José de Oliveira
Mecânica estatística de sistemas descritos pela distribuição de Gibbs e de sistemas descritos por equações mestras: a) transições de fase e fenômeno críticos; b) sistemas de spins com dinâmica estocástica; c) simulações numéricas pelo método de Monte Carlo.
Link: http://fge.if.usp.br/~oliveira.


Nestor Felipe Caticha
Teoria de informação e interação de agentes que processam informação. Desenvolvimento e análise de algoritmos de aprendizagem. Limites de desempenho. Com aplicações em:
  1. Modelagem de dinâmicas de opiniões em sociedades;
  2. Dinâmica evolucionária;
  3. Modelagem de sistemas neurais biológicos, sistemas sensoriais periféricos;
  4. Processamento de dados em aplicações a imagens funcionais por Ressonância Magnética (fMRI).


Silvio R. A. Salinas
Transições de fases e fenômenos críticos em modelos estatísticos. Sistemas desordenados.


Tânia Tomé Martins de Castro
Mecânica estatística de não-equilíbrio e dinâmica estocástica. Tópicos de investigação:

  1. transições de fase de não-equilíbrio; 
  2. produção de entropia em processos markovianos;
  3. modelos estocásticos e espacialmente estruturados para descrever sistemas de interesse biológico.

Link: http://fge.if.usp.br/~ttome/.


Vera Bohomoletz Henriques
Termodinâmica e Física Estatística de sistemas físico-químicos e de interesse biológico (efeito hidrofóbico, agregação, proteínas e membranas). Tratamento analítico e simulações numéricas de modelos mínimos.