Exame de Qualificação

EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19, TODOS OS DEPÓSITOS ESTÃO SENDO RECEBIDOS POR E-MAIL POR TEMPO INDETERMINADO. BASTA MANDAR O PDF DA MONOGRAFIA E DEMAIS FORMULÁRIOS EXIGIDOS PARA BANCASIF@USP.BR. LEMBRANDO QUE TODOS OS ARQUIVOS PRECISAM ESTAR EM FORMATO PDF.

*** De acordo com a Circ.CoPGr 8082 de 05/05/2021 da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, é possível solicitar prorrogação da data de inscrição no exame de qualificação por até 48 meses, desde que o pedido seja feito com, pelo menos, 1 mês de antecedência das datas-limite informadas no Janus. Para mais informações sobre a instrução dos pedidos, mande uma mensagem para a Secretaria. ***

 



ATENÇÃO: não há exames de qualificação para os alunos de mestrado.


Em que consiste o exame de qualificação?

O objetivo do exame de quali no Doutorado é avaliar a capacidade do(a) aluno(a) de apresentar, de forma independente, o seu projeto de pesquisa e os métodos a serem empregados para terminá-lo.
A banca avaliará a maturidade e os conhecimentos científicos do(a) candidato(a), bem como sua expressão oral e a existência de um volume preliminar de trabalho (monografia) capaz de evidenciar um caminho que leve de fato a um trabalho original, compatível com o nível de uma tese de Doutorado; avaliará, ainda, o estágio de desenvolvimento do projeto, a adequação dos planos para o restante do trabalho, bem como as propostas para solução das dificuldades encontradas e as perspectivas de conclusão do curso dentro do prazo.


Exigências e orientações para inscrição no exame de qualificação / agendamento / pós-exame

A inscrição no exame acontece antes de o(a) aluno(a) completar 50% do curso de Doutorado (verificar o prazo exibido na sua Ficha do Aluno, no Janus). 

Para depositar a monografia, o(a) candidato(a) precisa ter integralizado, no mínimo, 14 créditos em disciplinas. Efetuada a inscrição, o(a) candidato(a) terá, então, 60 dias para qualificar. Por tratar-se de um exame intermediário realizado entre a banca e o(a) estudante, a defesa é fechada ao público e ao(à) orientador(a), conforme Resolução da CPG de 11/03/2013.

Devido à equipe reduzida trabalhando na Secretaria, alunos e orientadores estão agendando as defesas de exame de qualificação. Após o envio da documentação abaixo listada, encaminharemos a sugestão de nomes para a CPG que deverá indicar e aprovar uma banca examinadora; feito isso, retornaremos para o(a) aluno(a) e o(a) orientador(a) com mais instruções para que estes procedam ao agendamento.
 

Após a defesa de qualificação, o(a) aluno(a) e seu/sua orientador(a) receberão uma cópia do relatório com os comentários da banca examinadora. 


Documentos exigidos para inscrição no exame de qualificação (enviar para bancasif@usp.br)
 

  • Exemplar da monografia em PDF (lembrando que a monografia constitui-se de um texto escrito contendo "Resumo"; "Abstract"; os progressos obtidos no projeto de Doutorado e o cronograma de execução da pesquisa. Clique aqui para ver as instruções de formatação da sua monografia de quali.)
     
  • Sugestão de membros para banca examinadora (para quali, pelo menos 10 membros indicados devem estar CREDENCIADOS na CPG. Veja a lista atualizada de orientadores credenciados no Janus. Se este link não funcionar, utilize o caminho Janus > Acesso público > Orientadores > Código da área: 43134.) Este documento não deve ser preenchido à mão!

 

Fui reprovado(a). E agora?

Caso seja reprovado(a) no exame de qualificação, você poderá repeti-lo uma segunda vez e terá o prázo máximo de 5 meses a contar da data de realização do primeiro exame para fazer a inscrição no segundo.