Exame de Qualificação

ATENÇÃO: não há exames de qualificação para os alunos de mestrado.

O objetivo do exame de qualificação no Doutorado é avaliar a capacidade do aluno de apresentar, de forma independente, o seu projeto de pesquisa, o estágio em que este está e os métodos que serão utilizados para terminá-lo.

A banca deverá avaliar a maturidade e os conhecimentos científicos do candidato, bem como sua capacidade de expressão oral e a existência de um volume preliminar de trabalho capaz de evidenciar um caminho que leve de fato a um trabalho original, compatível com uma tese de doutorado; ainda, deverá avaliar o estágio de desenvolvimento do projeto, a adequação dos planos para o restante do projeto, bem como as propostas para solução das dificuldades encontradas e as perspectivas de conclusão do curso dentro do prazo.
 

Prazos e demais exigências para realização do exame de qualificação

- Alunos matriculados sob o regimento anterior a 21/12/2013, deverão ser aprovados no exame de qualificação antes de completar 60% do curso de doutorado (atentar à data limite para inscrição presente na Ficha do Aluno). Este prazo máximo não poderá ser prorrogado em hipótese alguma. É necessária a integralização de, no mínimo, 15 créditos em  disciplinas obrigatórias antes do exame. O exame deverá se realizado no prazo máximo de 90 dias a contar da data da inscrição.
Por tratar-se de um exame intermediário realizado entre a banca e o candidato, a defesa é fechada ao público e a(o) orientador(a), conforme resolução da CPG de 11 de março de 2013.

- Alunos matriculados sob o regimento posterior a 21/12/2013, deverão se inscrever no exame de qualificação antes de completar 50% do curso de doutorado (atentar à data limite para inscrição presente na Ficha do Aluno). Este prazo máximo não poderá ser prorrogado em hipótese alguma. É necessária a integralização de, no mínimo, 14 créditos em  disciplinas obrigatórias antes do exame. O exame deverá se realizado no prazo máximo de 60 dias a contar da data da inscrição.
Por tratar-se de um exame intermediário realizado entre a banca e o candidato, a defesa é fechada ao público e a(o) orientador(a), conforme resolução da CPG de 11 de março de 2013.


Orientações para inscrição no exame de qualificação

Antes de fazer a inscrição no exame de qualificação, o(a) aluno(a) deverá enviar uma cópia da monografia (formato PDF) para o e-mail cpgbanca@if.usp.br, com assunto "Monografia de... (nome do candidato)". A seguir, para efetuar a inscrição em si, o(a) aluno(a) deverá comparecer à Secretaria de Pós-Graduação e entregar:

  • Exemplares

Consulte a Secretaria para obter mais informações sobre a entrega dos exemplares impressos. (Lembrando que a monografia constitui-se de um texto escrito contendo "Resumo", "Abstract", os progressos obtidos no projeto de doutorado e o cronograma de execução.)

Clique aqui para ver as instruções para formatar sua monografia de qualificação.

  • Documentos

- Sugestão de membros para banca examinadora (para o depósito de exames de qualificação, pelo menos 10 dos membros indicados devem estar credenciados na CPG. Uma lista atualizada de orientadores credenciados pode ser consultada no Sistema Janus >> Acesso público >> Orientadores >> "Listar orientadores por área de concentração" >> Instituto de Física).

ATENÇÃO: o documento não pode ser preenchido à mão e uma cópia dele deve ser encaminhada por e-mail para cpgbanca@if.usp.br!
 



IMPORTANTE - REPROVAÇÃO NO EXAME DE QUALIFICAÇÃO:


O(A) aluno(a)  matriculado(a) sob o regimento anterior a 21/12/2013, poderá repetí-lo uma vez dentro do prazo máximo de 6 meses a contar da data de realização do primeiro exame.

O(A) aluno(a)  matriculado(a) sob o regimento posterior a 21/12/2013, poderá repetí-lo uma vez dentro do prazo máximo de 5 meses a contar da data de realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo máximo de 60 (sessenta dias) apos a segunda inscrição.

Para maiores informações, procure a Secretaria de Pós-Graduação.