Instruções para formatação de teses

PARTE EXTERNA

Após a defesa, procure a Secretaria de Pós-Graduação para obter mais informações sobre a encadernação em capa dura/lombada.

PARTE INTERNA

Salvo a folha de rosto; o resumo, o abstract e as referências bibliográficas, todo o texto da monografia/dissertação/tese deverá estar escrito com espaçamento 1,5.
Margens (vale para toda a dissertação/monografia/tese): superior 3 cm; esquerda 3 cm; direita 2 cm e inferior 2 cm.
Estilos de letras recomendados: Times New Roman, Arial ou Calibri tamanho 12. Títulos, subtítulos e outros detalhes (tais como citações diretas) podem ter tamanho de letra diferenciado, desde que padronizado.
Para numeração: a folha de rosto e o verso são tidos como uma folha número zero. A contagem é iniciada na página seguinte (é, normalmente, a página da dedicatória, ou dos agradecimentos), mas a numeração de fato só aparece a partir da "Introdução". Exemplo: folha de rosto/verso (zero, sem número); agradecimentos (página 1, sem numeração); resumo (página 2, não numerada); abstract (página 3, não numerada); sumário (página 4, não numerada); introdução (página 5, numerada) e assim por diante.

ATENÇÃO: alunos matriculados após a data de 21/12/2013 devem entregar a dissertação/tese/monografia com DUAS FOLHAS DE ROSTO (uma em português e outra em inglês, lembrando que a capa em língua portuguesa é sempre a primeira).

Elementos pré-textuais

Folha de rosto
Contém todos os elementos capazes de identificar o documento, como nome da universidade; título do trabalho; nome do(a) autor(a); nome do(a) orientador(a) e coorientador(a) - se houver; nomes dos membros da banca examinadora e ano de impressão. Abaixo, você pode fazer o download do modelo que se aplica ao seu trabalho e apenas substituir as informações.

Modelo de folha de rosto de dissertação de mestrado (em docx.)
Modelo de folha de rosto de dissertação de mestrado em inglês (em docx.)
Modelo de folha de rosto de dissertação de mestrado (em latex)

Modelo de folha de rosto de dissertação de mestrado em inglês (latex)
Modelo de folha de rosto de monografia de qualificação de doutorado (em docx.)
Modelo de folha de rosto de monografia de qualificação de doutorado em inglês (em docx.)
Modelo de folha de rosto de monografia de qualificação de doutorado (em latex)

Modelo de folha de rosto de monografia de qualificação de doutorado em inglês (em latex)
Modelo de folha de rosto de tese de doutorado (em docx.)
Modelo de folha de rosto de tese de doutorado em inglês (em docx.)
Modelo de folha de rosto de tese de doutorado (em latex)

Modelo de folha de rosto de tese de doutorado em inglês (em latex)

Lembrando que é necessário solicitar autorização da Comissão de Pós-Graduação para redigir (e defender) a dissertação e a monografia/tese em inglês. Saiba mais clicando aqui

Verso da folha de rosto
Destinado à ficha catalográfica; após a defesa, procure a Secretaria para se informar sobre a impressão dela.

Dedicatória (se houver)
Elemento opcional, não obrigatório.

Agradecimentos (obrigatório para bolsistas)
Bolsistas da FAPESP e da CAPES, por exemplo, são obrigados a mencionar e agradecer o apoio financeiro das agências de fomento.

Epígrafe (se houver)
Trata-se de uma frase, um título, ou citação de abertura que introduz o assunto.

Resumo
É o resumo em língua vernácula, ou seja, na língua em que o material foi escrito. Para quem escreveu a monografia/dissertação/tese em inglês, o primeiro resumo será o abstract. Deve ocupar, no máximo, uma página e, ao final, deve listar as “palavras-chaves” que dizem respeito ao trabalho: até 5 palavras-chaves, separadas entre si por “;". O resumo é escrito com espaçamento simples.

Abstract
Resumo em língua estrangeira; o programa de pós-graduação do IF exige que a segunda língua seja a inglesa. Lembrando que, se o texto estiver em inglês, o abstract precederá o resumo em português. Deve ocupar, no máximo, uma página e, ao final, deve listar as mesmas 5 palavras-chaves (“keywords”) em inglês, novamente separadas entre si por “;”. O abstract é escrito com espaçamento simples também.

Listas (se houver)
As listas vêm sempre antes do Sumário e podem ser "lista de símbolos"; "lista de figuras"; "lista de tabelas"; "lista de abreviaturas e siglas".

Sumário (obrigatório)
Índice de conteúdo do texto

Elementos textuais

São a introdução, o desenvolvimento e a conclusão do texto. Lembrando que a numeração passa a aparecer a partir da introdução, preferencialmente no canto superior/inferior direito das páginas.

Elementos pós-textuais

Referências bibliográficas (obrigatório)
Não é necessário seguir as normas da ABNT; aceita-se o tipo de configuração utilizado para publicação de artigos científicos em física.
As referências são escritas com espaçamento simples.