Intercâmbio em Uppsala para mestrandos


Em 2016, o Instituto de Física da USP estabeleceu um convênio com a Universidade de Uppsala, na Suécia, para intercâmbio de alunos de mestrado. A seleção é feita por meio de edital e permite que até 3 (três) alunos sejam enviados a Uppsala no período de 1 (um) ano com permanência ideal de um semestre a, no máximo, um ano acadêmico. 
Uppsala fornece aos estudantes de intercâmbio as passagens aéreas e um auxílio financeiro mensal no valor de, em princípio, 8.000 SEK (oito mil coroas suecas) ou 850 € (850 euros), além de isenção de mensalidades, inscrições e taxas acadêmicas. 
Entre as exigências normalmente elencadas nos editais, é importante destacar que:
 
  1. Podem concorrer alunos de mestrado do IFUSP regularmente matriculados, com menos de 1 (um) ano de curso e que demonstrem ótimo desempenho acadêmico. 
     
  2. Os estudantes devem possuir nível de proficiência em língua inglesa atestado pelo(a) orientador(a) e adequado às atividades a serem desenvolvidas em Uppsala. 
     
  3. É obrigatório cursar disciplinas em Uppsala.
     
  4. Os alunos devem providenciar passaportes, vistos e seguros, bem como são responsáveis por taxas de associações e/ou uniões estudantis aplicáveis em Uppsala.
 
Alguns de nossos alunos que fizeram intercâmbio em Uppsala estão à disposição para conversar com os ingressantes sobre o período que passaram na Suécia; eles podem fornecer dicas importantes sobre a estadia lá. Caso tenha interesse em contatá-los, procure a Secretaria. :)
 
Fique atento(a) às atualizações de nossos canais de comunicação. Novos editais são sempre divulgados no site, por e-mail e em nossa página do Facebook.