Aluno regular

Para tornar-se um(a) aluno(a) regular de Mestrado, Doutorado, ou Doutorado Direto (Doutorado sem Mestrado), leia TODAS as informações a seguir. Caso você seja um(a) candidato(a) ao Doutorado que tenha feito o Mestrado fora do país, por favor preste especial atenção especial ao item 6 desta lista.
 
  1. Não existe número fixo de vagas e todos os candidatos que preencherem os requisitos serão aceitos no programa.
     
  2. Poderão participar do processo seletivo da pós candidatos graduados em um curso superior ou os que estiverem matriculados no último semestre do curso de graduação. Acesse aqui o edital de ingresso.
     
  3. Ingressantes e alunos regularmente matriculados sem bolsa de estudos podem pleitear cotas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para efeito de classificação para bolsa, são consideradas a nota do exame de ingresso (descrito abaixo no item 4) e uma nota dada pela Comissão de Pós-Graduação a partir de uma avaliação global do histórico escolar, currículo e cartas de recomendação anexados ao formulário de inscrição do programa (item 5).
    Na aba “Bolsas e auxílios” do menu raiz, é possível encontrar mais informações sobre a atribuição das bolsas disponibilizadas pelo programa. Para verificar a data de divulgação da classificação para bolsa, veja nosso "Calendário de Ingresso" em Calendários da pós
     
  4. É requisito para o ingresso no programa de pós-graduação em física do IFUSP a aprovação no Exame Unificado das Pós-Graduações em Física (EUF). O exame ocorre uma vez por semestre, em geral em torno dos meses de abril (1º semestre) e outubro (2º semestre) e deve ser prestado no semestre anterior ao da primeira matrícula. As inscrições para o Exame são feitas pela internet e o edital pode ser encontrado no link http://www.ufrgs.br/euf/. Uma lista com os códigos dos alunos que realizaram o EUF no semestre vigente e foram aprovados pelos critérios deste programa será divulgada nesta página, de acordo com as datas do nosso "Calendário de Ingresso" (acesse Calendários da pós). As notas obtidas no Exame, no entanto, podem ser consultadas na própria plataforma do EUF. 
    Neste drive, você pode acessar as questões de edições anteriores do EUF. 
     
  5. Prestado o EUF, os candidatos que desejarem ingressar no programa de pós-graduação em física do IFUSP devem efetuar a inscrição online por meio deste formulário, tendo em vista as datas divulgadas em nosso "Calendário de Ingresso" (acesse Calendários da pós) - os interessados verão que as inscrições acontecem antes da divulgação do resultado do Exame. Importante lembrar que os alunos já regularmente matriculados no programa que desejem realizar a mudança de nível (ou seja, passar do mestrado para o doutorado) e/ou concorrer a uma bolsa de estudos também precisam efetuar a inscrição; esta é a única maneira de participar da concorrência.
    No formulário, o(a) candidato(a) deve digitalizar e anexar os seguintes documentos (formato PDF):

    a. Histórico escolar atualizado de graduação COM REPROVAÇÕES.

    b. Histórico escolar atualizado de pós-graduação para candidatos que estejam matriculados ou que já concluíram o Mestrado (COM REPROVAÇÕES).

    c. Curriculum vitae, preferencialmente o Currículo Lattes.

    d. Diploma de graduação, ou certificado de conclusão de curso, caso o(a) aluno(a) já esteja formado(a); declaração de provável conclusão para os que ainda não se formaram.

    e. Diploma de pós-graduação, ou certificado de conclusão de curso, caso o(a) aluno(a) já esteja formado; declaração de provável conclusão para os que ainda não se formaram.

    f. Cópia da cédula de identidade para candidatos brasileiros (cópia da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, será desconsiderada). Para estrangeiros, cópia do passaporte ou documento de identidade.

    g. Comprovante do EUF (folha destacada do exame no dia da prova). O programa de pós-graduação do IFUSP aceitará o exame realizado no semestre vigente e até 4 exames anteriores. Exemplo: aluno(a) realizou o EUF no 2º semestre de 2018 com vistas a ingressar no 1º semestre de 2019. Ele(a) poderá utilizar o resultado deste e dos seguintes semestres:

    1º sem. de 2018 (para ingresso no 2º sem. de 2018);
    2º sem. de 2017 (para ingresso no 1º sem. de 2018);
    1º sem. de 2017 (para ingresso no 2º sem. de 2017);
    2º sem. de 2016 (para ingresso no 1º sem. de 2017).

    Para casos excepcionais, uma carta de justificativa deve ser obrigatoriamente apresentada, desde que o exame tenha sido realizado até o 2º sem. de 2014 (para ingresso no 1º semestre de 2015).

    h. Carta de apresentação escrita pelo(a) próprio(a) candidato(a) realçando suas principais qualidades, os destaques de seu currículo, seus objetivos em relação à pós-graduação e seu interesse em nosso programa, bem como qualquer outra informação que julgar relevante e pertinente para a análise da inscrição. A carta deve ser escrita em português, espanhol, ou inglês (máximo de 4000 caracteres).

    i. Carta de aceite do(a) orientador(a) - obrigatória apenas para candidatos ao Doutorado Direto. Candidatos ao Mestrado e ao Doutorado não precisam de um(a) orientador(a) no momento da inscrição, mas, em determinados casos, precisam informar o nome de um(a) no ato da matrícula. Para mais informações, baixe o Manual de sobrevivência do(a) aluno(a) de pós.

    j. Projeto de pesquisa assinado pelo(a) orientador(a) e pelo(a) candidato(a) - opcional para candidatos ao Mestrado e ao Doutorado, mas obrigatório para candidatos ao Doutorado Direto. Caso não entreguem o projeto de pesquisa, os candidatos ao DD devem anexar ao formulário de inscrição um projeto de pesquisa desenvolvido e concluído anteriormente (com relatório aprovado) que seja equivalente a uma dissertação de mestrado.

    k. Os candidatos também devem providenciar duas cartas de recomendação (obrigatórias): no formulário de inscrição, devem ser informados os nomes e e-mails institucionais de dois avaliadores que receberão uma mensagem com as instruções a serem seguidas para preenchimento online da carta.

    ATENÇÃO: inscrições sem 1) carta de apresentação, 2) as duas cartas de recomendação encaminhadas pelos avaliadores perderão pontos importantes na classificação. Recomendamos que as cartas de recomendação sejam preenchidas pelas pessoas indicadas até a data-limite das inscrições no programa de pós-graduação do IFUSP.
     
  6. Candidatos ao Doutorado que tenham feito Mestrado no exterior devem entrar com pedido de reconhecimento de título de Mestre durante o período de inscrições. Para tanto, devem preencher o Formulário de reconhecimento de título de mestre, imprimir todos os documentos solicitados e trazê-los pessoalmente ou enviá-los pelo correio à Secretaria de Pós-Graduação para análise.


Para informações sobre matrículas, consulte o "Calendário de Ingresso" e baixe o Manual de sobrevivência do(a) aluno(a) de pós

Informações sobre Exame Unificado das Pós-Graduações em Física, consulte nossa página.