Professores à procura de orientandos

 

 

Oportunidade de mestrado e doutorado no Laboratório de Novos Materiais Semicondutores (LNMS) (fev/2024)


Procuramos estudantes de mestrado e doutorado para desenvolverem pesquisas nas áreas experimentais de fotodetectores de radiação infravermelha e de células solares baseados em pontos quânticos.   
Todas as etapas dos projetos serão realizadas no próprio LNMS e consistirão na fabricação das amostras pela técnica de epitaxia por feixe molecular (MBE) e na caracterização estrutural, óptica e elétrica delas por microscopia de força atômica (AFM), fotoluminescência (PL), e efeito Hall.  Em seguida, as amostras serão processadas por fotolitografia numa sala limpa e, finalmente, os dispositivos serão testados usando medidas de curvas I-V, de ruído, de responsividade, de fotocorrente, de eficiência quântica externa, assim como um simulador solar.  Fotodetectores e células solares estão sendo muito pesquisados atualmente, pois podem ser usados em áreas estratégicas tais como medicina, meio ambiente, agricultura, energia, defesa, e no setor aeroespacial.

Os interessados podem acessar o link http://portal.if.usp.br/mbe/ ou entrar em contato o Prof. Alain Quivy por e-mail (aquivy@if.usp.br) ou telefone (30917147).


 

Oportunidade de mestrado e doutorado com bolsa FAPESP (Dez/2023)


Procuro alunos com engajamento em pesquisa científica, gosto pelo trabalho experimental, habilidades em programação, que goste de trabalhar em grupo e que tenha boa comunicação. Desenvolvo pesquisa para o desenvolvimento de novos detectores de radiação para o experimento ALICE do LHC. Projetos relacionados a simulações computacionais, impressão 3D com resolução micrométrica, resistência de materiais à radiação e espectrometria de massas. Características a desenvolver: Planejamento de experimentos, Eletrônica nuclear, Programação em Python, C++ e versionamento com Git, Simulações computacionais com Método de Monte-Carlo e Elementos Finitos, Análise de dados, tecnologia de vácuo e Interação de radiação com a matéria.

 


 
 
 
Oportunidades de mestrado e doutorado com bolsas da FAPESP (05/05/2023)
 
 
Procura-se alunos (as) motivados (as) a trabalhar em ambiente multidisciplinar. O(a) candidato(a) terá a oportunidade de aprender diversas técnicas experimentais amplamente utilizadas no campo da física biológica ou biofísica molecular, recebendo uma formação diversificada.
Nós estamos interessados em investigar membranas lipídicas que modelam a membrana plasmática (a membrana da célula), incluindo a assimetria da bicamada lipídica. A membrana plasmática tem composição lipídica diferenciada em cada monocamada que compõe a bicamada lipídica. Deste modo, cada monocamada é governada por diferentes interações que podem originar ou não separação de fases. Ainda, as interações entre-monocamadas são relevantes para definir o acoplamento entre elas, e transmitir informação através da membrana. A perda da assimetria da membrana celular está relacionada a doenças, como por exemplo, em células cancerígenas, lipídios negativamente carregados da monocamada interna são expostos para a monocamada externa da membrana celular. 
 
Contato: “Young Investigator - FAPESP” Dr. Thais A. Enoki (enokita@if.usp.br).
 
 

 
 
Oportunidade de Mestrado em óptica não linear (23/01/2023)
 
Procura-se estudantes de Mestrado para atuar no estudo e projeto de microdispositivos fotônicos não lineares a partir da técnica de fotopolimerização por absorção de dois fótons (FA2F), uma técnica de escrita a laser que permite a fabricação de microestruturas tridimensionais com resolução abaixo do limite de difração sem a necessidade de múltiplas etapas de processamento, máscaras litográficas e agentes altamente corrosivos.
 
É interessante que os candidatos leiam dois artigos de revisão sobre o assunto ("Óptica não linear em microcavidades": https://doi.org/10.48550/arXiv.1809.04878 e "Microcavidades fabricadas por FA2F": https://doi.org/10.3390/polym13121994). 
 
Contato: Profa. Natália Beretta Tomazio: ntomazio@if.usp.br.
 
 

 

Oportunidade de mestrado com bolsa do CNPq (04/11/2022)


Professor do Departamento de Física dos Materiais procura orientando(a) para realizar mestrado no projeto "Fotônica de Terahertz para o estudo de materiais quânticos". O(a) aluno(a) receberá bolsa do CNPq aprovada no Edital Pró-GD/GM em TICs. Candidatos devem estar no último semestre da graduação e/ou ter obtido aceite para realizar a pós-graduação no IFUSP no 1º semestre de 2023 (veja nosso Calendário de Ingresso).

Contato: Prof. Felix Guillermo Gonzalez Hernandez (felixggh@if.usp.br).

 


 

Oportunidades de mestrado e doutorado em Dosimetria das Radiações (julho de 2022)


A pesquisa visa investigar minerais brasileiros e materiais sintéticos para dosimetria e, assim, ampliar a base de conhecimento da área. Materiais dosimétricos são utilizados para a determinação da dose de irradiação recebida no ambiente, bem como em atividades médicas e tecnológicas. O objetivo da pesquisa é investigar os efeitos da radiação ionizante e da luz UV em materiais usando técnicas de luminescência, em especial Termoluminescência (TL), Luminescência Opticamente Estimulada (OSL) e Radioluminescência (RL). Espera-se identificar os defeitos e investigar aplicabilidade dos materiais estudados no campo da dosimetria. Há possibilidade de realizar estágio no exterior em instituições de pesquisa na Europa, África ou nos Estados Unidos.

Interessados visitem https://neilotrindade.wixsite.com/lumidosi e favor entrar em contato com o Prof. Neilo Trindade (neilotrindade@if.usp.br).

We are looking for master and PhD students to carry out research on Brazilian minerals and synthetic materials for dosimetry and thus expand the knowledge base in the area. More information at the link https://neilotrindade.wixsite.com/lumidosi or please contact Prof. Neilo Trindade (neilotrindade@if.usp.br).

 


Oportunidade de mestrado e doutorado em Levitação Acústica

 
Procura-se alunos interessados em realizar o mestrado ou doutorado no Laboratório de Dispositivos Ultrassônicos. A nossa principal linha de pesquisa é a levitação acústica, onde buscamos criar novos dispositivos para levitar e manipular pequenos objetos no ar. O objetivo é criar dispositivos capazes de realizar as mesmas tarefas que robôs industriais, porém sem tocar nos objetos a serem manipulados. Essa linha de pesquisa envolve estudos teóricos, simulações computacionais, experimentos e fabricação de novos dispositivos.
 
Interessados devem entrar em contato com o prof. Marco Aurélio Brizzotti Andrade (maurelio@if.usp.br).

 

Desenvolvido por IFUSP