Professores à procura de orientandos

 

Bolsas de mestrado e doutorado em fenomenologia de plasmons de superfície (19/07/2022)

Procura-se estudantes que iniciem o Mestrado ou o Doutorado em agosto de 2022 para assumir bolsas do CNPq disponibilizadas pela empresa Corsync, uma start-up que está desenvolvendo dispositivos sensores bioquímicos para aplicações na área médica. O projeto visa ao estudo de ressonâncias óticas do tipo plasmons de superfície em filmes finos de metais nobres. Estes fenômenos óticos apresentam sensibilidade para detecção de filmes nanométricos de materiais bioquímicos. Os projetos de mestrado e doutorado envolverão tanto o estudo fundamental da fenomenologia dos plasmons de superfície quanto o desenvolvimento de possíveis arranjos experimentais que possam explorar esta fenomenologia.

Os interessados devem contatar o Prof. Antonio Domingues dos Santos preferencialmente até dia 30/07/2022: adsantos@if.usp.br.

 



Oportunidades de mestrado e doutorado em Reações Nucleares com Núcleos Exóticos (15/02/2022)

O núcleo atômico consiste em um sistema de muitos corpos formado por prótons e nêutrons unidos pela interação forte. Os núcleos estáveis leves se caracterizam por possuir uma certa proporção entre o número de prótons e nêutrons de tal maneira que, ao representá-los em um diagrama de Z (prótons) versus N (nêutrons), eles se concentram na faixa N ~ Z, conhecida como vale de estabilidade. Na medida em que nos afastamos da linha de estabilidade, encontramos os núcleos instáveis (radioativos), que se caracterizam por um excesso do número de prótons ou nêutrons em relação aos isótopos estáveis. Os núcleos fora da linha de estabilidade possuem propriedades muito diferentes daquelas dos núcleos estáveis, em alguns casos com a formação de halos de nêutrons ou prótons (núcleos exóticos) com distribuição de matéria que se estende a grandes distâncias.
Estudamos as propriedades desses núcleos no Laboratório Pelletron do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, através do sistema RIBRAS, atualmente o único equipamento da América Latina que possibilita estudos com feixes de núcleos exóticos.

Alunos interessados favor entrar em contato com a Profa. Kelly C. C. Pires (kelly@if.usp.br).

 

Oportunidade com bolsa para estudo em monitoramento ambiental (02/02/2022)


Procura-se estudante de Mestrado para desenvolver projeto na área de análise de materiais utilizando técnicas nucleares. A pesquisa visa à definição de protocolo de análise para monitoramento ambiental usando a técnica PIXE e posterior estudo de caso de monitoramento em ambientes urbanos. Trabalho com grande atividade experimental.
Requisitos: interesse em atividades práticas e em programação orientada para análise de dados. Desejável: conhecimentos em Python. O(a) estudante desenvolverá um forte senso analítico e habilidades em análise espectral e de grandes conjuntos de dados (big data) por aprendizado de máquina.

Interessados devem entrar em contato com o Prof. Tiago Fiorini (tfsilva@usp.br).

 


 

Oportunidade de bolsa FAPESP de Mestrado em Termoeletricidade (19/01/2022)


Procura-se aluno(a) para Mestrado com bolsa FAPESP (24 meses) no âmbito do projeto Jovem Pesquisador “Thermoelectricity in Bi-based topological insulators”. A pesquisa visa avançar o conhecimento nas interações físicas básicas em materiais isolantes topológicos, explorando fenômenos exóticos de transporte sob condições extremas. O projeto é financiado pela FAPESP em parceria com o Instituto Max Planck de Dresden (CPfS). Há a possibilidade de desenvolver parte do trabalho no exterior em instituições parceiras.
Os interessados devem contatar a Profa. Valentina Martelli (valentina.martelli@usp.br) para se inscrever até 17/02/2022. Enviar: a) currículo; b) carta de motivação; c) histórico escolar; d) dois contatos de referência; e e) nota do EUF (se já tiver).

https://fapesp.br/oportunidades/termoeletricidade_e_transporte_termico_em_materiais_topologicos/4452/.

 


 

Oportunidades na área de Física Atmosférica (10/09/2021)

Procura-se alunos(as) de mestrado ou doutorado interessados em trabalhar com problemas de física ligados às questões ambientais. São possíveis projetos nos temas de Física de Nuvens, Aerossóis Atmosféricos, Interações Biosfera-Atmosfera, Gases de Efeito Estufa, Sensoriamento Remoto, Mudanças Climáticas, Modelagem Numérica da Atmosfera, dentre outros.

Podem concorrer alunos(as) do último semestre ou recém-formados; alunos de Mestrado em Física ou áreas afins aprovados no EUF, com bom histórico escolar e nível de inglês. É desejável conhecimentos em ferramentas computacionais para análise de dados experimentais. Espera-se, dos alunos(as) do Laboratório de Física Atmosférica, que possam realizar pesquisa de campo na Amazônia, bem como estágio no exterior em instituições de pesquisa na Europa ou nos Estados Unidos.

Interessado contatar algum dos professores do laboratório:

Prof. Henrique Barbosa (hbarbosa@if.usp.br)

Prof. Paulo Artaxo (artaxo@if.usp.br)

Prof. Alexandre Correia (acorreia@if.usp.br)

 

 


 

Oportunidades de mestrado e doutorado em Fisica Nuclear Experimental
Grupo NEAN (Núcleos Exóticos e Astrofísica Nuclear)
https://valdir0guimaraes.wixsite.com/nean

 
Muitos mistérios da Física Nuclear ainda não foram resolvidos. Propriedades exóticas tem aparecido em núcleos ricos em neutrons ou em prótons. Esses núcleos formam estrutura de clusters que são importantes em processos astrofísicos. Estamos procurando alunos de mestrado e doutorado interessados em participar do desafio de estudar as propriedades de núcleos leves usando reações nucleares. Nosso grupo tem realizado medidas em diversos laboratórios pelo mundo para investigar a  estrutura de núcleos exóticos e suas importâncias na Astrofisica Nuclear. 
 
Alunos interessados em trabalhar nessa fascinante área de pesquisa podem entrar em contato com Prof. Valdir Guimaraes (valdirg@if.usp.br) ou Profa. Adriana Barioni (adriana.barioni@unifesp.br).

 


Oportunidades para estudantes de pós-gradaução no Laboratório de Novos Materiais Semicondutores (LNMS) (31/08/2021)
Opportunities for graduate students at the Laboratory of New Semiconductor Materials

 

Procuramos estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado para a realização de pesquisas nas áreas experimentais de fotodetectores de radiação infravermelha e de células solares baseados em pontos quânticos.  As principais etapas dos projetos serão realizadas no próprio LNMS e consistirão na fabricação das amostras pela técnica de epitaxia por feixe molecular (MBE), no processamento completo das amostras por fotolitografia em sala limpa, e na caracterização estrutural, óptica e elétrica dos dispositivos por microscopia de força atômica (AFM), fotoluminescência (PL), e efeito Hall.  Arranjos experimentais de medidas de curvas I-V, de ruído, de responsividade, de fotocorrente, de eficiência quântica externa, assim como um simulador solar, também estão disponíveis.  Estes dispositivos estão sendo muito pesquisados atualmente, pois podem ser usados em áreas estratégicas tais como medicina, meio ambiente, agricultura, energia, defesa, e no setor aeroespacial.

We are looking for master, PhD, and postdoctoral students to carry out research in the experimental areas of infrared photodetectors and solar cells based on quantum dots. The main stages of the projects will be carried out at the LNSM itself and will consist of the growth of the samples by molecular beam epitaxy (MBE), their complete processing by photolithography in a clean room, and the structural, optical and electrical characterization of the devices by atomic force microscopy (AFM), photoluminescence (PL), and Hall effect. Experimental setups for measuring I-V curves, noise, responsivity, photocurrent, external quantum efficiency, as well as a solar simulator, are also available. These devices are currently being intensively investigated as they can be used in strategic fields such as medicine, environment, agriculture, energy, defense, and aerospace engineering.

Os interessados podem obter mais informações no link http://portal.if.usp.br/mbe/ ou entrar em contato com o Prof. Alain Quivy por e-mail (aquivy@if.usp.br) ou telefone (30917147).
Interested parties can obtain more information at the link http://portal.if.usp.br/mbe/ or contact Prof. Alain Quivy by email (aquivy@if.usp.br) or phone (30917147).

 



Oportunidade de Mestrado e Doutorado Direto junto ao Laboratório Aberto de Física Nuclear (26/08/2021)


O Laboratório Aberto de Física Nuclear (LAFN) do Instituto de Física da USP oferece oportunidade para mestrado e doutorado direto, este último com bolsa da FAPESP junto ao projeto temático “Reações nucleares com núcleos fracamente ligados ou com estrutura de cluster, radioativos e estáveis”. O LAFN conta com o Acelerador Pelletron Tandem 8MV o sistema Radioactive Ion Beams in Brasil (RIBRAS) que fornece feixes de íons radioativos leves como 6He, 8Li, 7Be, 10Be, 12B, and 8B.
O objetivo é o estudo experimental de reações nucleares utilizando núcleos leves fracamente ligados tanto radioativos como estáveis. As reações envolvendo núcleos fracamente ligados e exóticos são mais complexas e interessantes: o canal de quebra do projetil afeta todos os demais canais de reação e fornece informações suplementares sobre as propriedades desses sistemas. Outro aspecto desses núcleos é que muitos são estruturados em aglomerados (clusters), o que até agora constitui um desafio experimental e teórico em física nuclear. Alguns destes núcleos têm interesse em astrofísica nuclear e na núcleo-síntese dos elementos em explosões de supernovas.
Propomos realizar experimentos onde a estrutura do cluster é claramente manifestada e será observada de forma exclusiva por meio da detecção em coincidência de duas partículas carregadas emergindo da quebra, ou coincidência entre partículas carregadas e raios-γ emitidos, para observar o decaimento de clusters excitados, um aspecto que tem muito interesse teórico.
O projeto temático está possibilitando uma modernização muito abrangente nos sistemas de detecção, eletrônica e aquisição de dados. Novos sistemas de grande área para detecção de partículas carregadas e de raios – γ estão sendo construídos e estamos passando para eletrônica digital com um aumento considerável no número de canais possíveis de medir.
O candidato deverá ter preferencialmente conhecimentos em programação e interesse na área de instrumentação nuclear.

Os candidatos interessados devem se inscrever até 15 de setembro de 2021, enviando um e-mail para a professora Alinka Lépine (alinka@if.usp.br) ou para o Prof. Rubens Lichtenthähler Filho (rubens@if.usp.br) com o assunto “DD-FAPESP” e o histórico escolar.
Mais informações sobre a Bolsa de Doutorado-Direto da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/dd.

 



Oportunidades de pós-graduação em espectroscopia Raman de biomoléculas (28/07/2021)

Procura-se dois alunos(as) de mestrado para trabalhar em projetos que visam o desenvolvimento de metodologias baseadas na técnica de espalhamento Raman intensificado por superfície (SERS) para a detecção e estudo de biomoléculas. Projeto 1: Desenvolvimento de nanoestruturas plasmônicas funcionalizadas com lipídeos para o estudo da interação de biomoléculas com membranas lipídicas. Projeto 2: Estudo de agregação de aminoácidos aromáticos e sua inibição usando espectroscopia Raman. Os alunos(as) ganharam experiência em aspectos importantes de pesquisa que inclui a sínteses e caracterização de nanopartículas metálicas de ouro e prata e também em técnicas experimentais tais como espectroscopias Raman, UV-vis, fluorescência e
espalhamento de luz.
Interessado contatar:
Prof. Erix A. Milán-Garcés
Departamento de Física Geral

Desenvolvido por IFUSP