Classificação para bolsa

A classificação para bolsas de Mestrado e Doutorado é divulgada nesta página, semestralmente, sempre em PDF, de acordo com as datas previstas no “Calendário de Ingresso” da página de “Calendários/Calendars”; a lista é montada com base nos códigos de inscrição dos candidatos e, normalmente, vem separada em dois campos: “Candidatos contemplados” e “Lista de espera”. Se seu código não foi listado, é porque você não obteve pontuação considerada suficiente para integrar a classificação. 
 
Lembramos que a distribuição de bolsas de estudo disponíveis varia bastante entre semestres, o que implica dizer que a Secretaria avisará os candidatos (contemplados e em espera) por e-mail caso a lista “caminhe” (ou seja, o PDF com a classificação não será alterado). 
 
ATENÇÃO: alunos que fizeram graduação ou pós-graduação no IFUSP não terão bolsa implementada sob orientação acadêmica. Verificar Manual de sobrevivência do(a) aluno(a) de pós.

Classificação para o 2º semestre de 2020. Esclarecemos aqui que, em decorrência da pandemia e das mudanças que afetaram sobretudo o modelo de concessão de cotas do CNPq, o Programa de Pós-Graduação em Física disporá de até 6 bolsas de Mestrado e 5 de Doutorado até o final deste 2º semestre de 2020, mas todos os inscritos listados estão aptos a receber uma bolsa de estudos e, conforme tivermos notícias da liberação de cotas, iremos avisando os colocados. Para tanto, é importante que os alunos mantenham seus Currículos Lattes atualizados, bem como informem à Secretaria seus dados bancários para que as indicações ocorram o mais rápido possível quando surgirem oportunidades. 
Lembramos, ainda, que alunos de Mestrado do IFUSP precisam efetuar o depósito de suas dissertações até dia 24/08, conforme informação enviada por e-mail e atualizada no menu Calendários deste site, se quiserem garantir suas posições na classificação para obtenção de uma bolsa de estudos de Doutorado