ALUNOS NOVOS
Entre os dias 05/01 e 06/03/2026, a Secretaria de Pós-Graduação recebe as matrículas dos alunos novos!
Os estudantes precisam baixar o "Manual de sobrevivência do(a) aluno(a) de pós" para conferir a documentação a ser entregue.
ALUNOS ESPECIAIS
A matrícula de alunos especiais será feita remotamente e os documentos deverão ser encaminhados todos em PDF para atendepgif@usp.br.
O período de matrículas dos alunos especiais vai de 12 a 30/01/2026 e a documentação exigida pode ser encontrada AQUI.
REMATRÍCULA DE ALUNOS REGULARES
Entre 05 e 18/01/2026, os alunos já matriculados no Mestrado ou no Doutorado devem efetuar a rematrícula pelo Sistema Janus. Os estudantes que desejarem cursar disciplinas devem se matricular em disciplinas e aqueles que não desejarem cursar matérias no 1º semestre de 2026 devem cadastrar uma "matrícula de acompanhamento".
O calendário e os procedimentos das matrículas pela Internet respeitarão o cronograma abaixo:
Janeiro/2026: Consulta ao menu Disciplinas Oferecidas;
05 a 18/01/2026: Pré-matrícula dos estudantes regulares. A CPG do FUSP, em reunião realizada no dia 28/08/2015, decidiu que, a partir do 1º/2016,os estudantes que não efetuarem sua matrícula semestral (em disciplinas ou matrícula de acompanhamento) dentro do período específico terão suas bolsas (CAPES e CNPq) suspensas por um período inicial de um mês, podendo ser estendido até que a situação de matrícula seja regularizada.
19 a 25/01/2026: Aval dos orientadores
26/01 a 01/02/2026: Deferimento dos ministrantes
09/03/2026: Data início da turma da disciplina
PROCEDIMENTO BÁSICO:
► Endereço Internet: janus.usp.br
Aqui deve-se entrar com código de acesso.
Entrando no sistema, o menu do lado esquerdo da tela indicará os procedimentos a serem seguidos.
As disciplinas oferecidas neste semestre aparecem no botão “Disciplinas Oferecidas”.
Surge uma tela onde o estudante poderá verificar a relação das disciplinas dando um click no final da tela em “Comissões de Pós-Graduação”.
Em seguida click na lista “Instituto de Física”.
Em seguida, na tela sobre Programa e Áreas de Concentração, click somente a área 43134 – Física que aparecerá a relação das disciplinas.
Para mais informações, consulte a página da Pós-Graduação IFUSP.








