Objetivos do curso

Diante das expectativas oriundas das prioridades e dos saberes fundamentais que se esperam para a formação do(a) estudante da educação básica e, dessa forma, do perfil necessário ao(à) professor(a) de Física, espera-se, portanto, que este(a) profissional:

- Tenha consciência da função social do ser professor(a) de Física, compreendendo sua atividade como a de educador(a), e assim promovendo uma formação em física capaz de integrar os(as) jovens, de maneira consciente e ativa, à sociedade atual.

- Tenha um domínio dos caminhos do conhecimento, tanto científico como educacional, de tal forma que possa deles fazer uso, no sentido de promover a educação científica em diferentes contextos, através da elaboração de diferentes meios e com diferentes objetivos.

- Compreenda o conhecimento de forma dinâmica, reconhecendo o processo histórico de construção da ciência e os espaços sociais, institucionais e culturais que ela atualmente ocupa, assim como as responsabilidades decorrentes dessa compreensão.

- Tenha conhecimento das teorias pedagógicas, de sua base fenomenológica e prática, de modo a assegurar sua ação docente; conhecimento prático da docência, o qual transcende os conhecimentos teóricos, e que são adquiridos na vivência das situações educacionais.

Espera-se que esse(a) profissional seja capaz de integrar os dois conhecimentos, o físico e o pedagógico, em toda sua prática, de forma articulada e produtiva. E que, para isso, reconheça a necessidade de atualização contínua, em relação às novas investigações desenvolvidas em ambas essas áreas do conhecimento. Além disso, espera-se que ele(a) seja capaz de refletir sobre sua própria prática, tornando-a um objeto constante de estudo, no sentido de se auto-avaliar e propor novas respostas às contínuas mudanças das situações e desafios escolares e educacionais.

Sobre os conhecimentos

Do ponto de vista dos conhecimentos desejados, de uma maneira geral, o currículo de um curso de formação inicial deve promover uma formação científica sólida e ampla, que capacite o(a)s futuro(a)s professore(a)s a compreender a Física, o universo tecnológico e os avanços atuais da ciência, utilizando com desenvoltura a linguagem matemática que lhe é característica. Paralelamente, deve propiciar a formação pedagógica, que o(a)s habilite à prática docente competente e compromissada com os ideais maiores da educação, na perspectiva do contexto social, político e cultural brasileiro. Para isso, será essencial incorporar conteúdos atualizados e os resultados recentes das pesquisas na área de educação. Neste sentido será também essencial superar a dicotomia entre conhecimentos científicos e conhecimentos pedagógicos, buscando uma articulação mais profunda entre essas dimensões, em todos os momentos do curso. A partir dos resultados de investigações desenvolvidas no âmbito das pesquisas em Ensino de Física e formação de professores, podem ser identificados alguns objetivos formativos específicos, com potencial para orientar a organização e estrutura curricular e promover tal formação.

Assim, o curso deve priorizar, como objetivos específicos, os meios para promover:

1) O domínio dos conhecimentos científicos e das teorias físicas de forma atualizada, de seus procedimentos, experimentos, linguagem matemática, métodos e modelos. Compreender esse conhecimento como instrumento para promover a interpretação física do mundo natural e tecnológico, desde as teorias cosmológicas sobre a formação do universo, até fenômenos, processos e objetos tecnológicos do mundo contemporâneo.

2) O domínio da natureza e forma de abordagem desses conhecimentos, necessária para reconhecer e estimular a contribuição do conhecimento físico na compreensão de diferentes temas, em espaços interdisciplinares e contextualizados.

3) O reconhecimento da natureza da ciência como um processo de construção histórica, em contínua transformação, e profunda interação com o desenvolvimento social e, por extensão desse reconhecimento, desenvolver uma compreensão crítica do papel social da ciência e tecnologia no cenário contemporâneo, o que inclui questões como sustentabilidade e inserção cultural.

4) O domínio dos conhecimentos em educação e teorias pedagógicas, assim como do cenário educacional brasileiro, das propostas curriculares e das políticas educacionais vigentes e, ainda, dominar os meios para acompanhar as contribuições das pesquisas mais recentes para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem e das ferramentas didáticas.

5) O conhecimento das experiências, propostas e projetos já desenvolvidos no campo do Ensino de Física, assim como do uso de diferentes meios, com atenção especial ao papel das tecnologias de informação e comunicação contemporâneas com o desenvolvimento de práticas que articulem os conhecimentos físicos com situações de ensino-aprendizagem.

Certamente esses objetivos são por demais amplos, mas ter em mente tais perspectivas é essencial para superar as tendências institucionais que, de forma muitas vezes inconsciente e implícita, procuram reproduzir, na formação de professore(a)s, os papéis e concepções profissionais.

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