A organização curricular

O curso de Licenciatura do IFUSP busca, em diferentes níveis e instâncias, uma articulação entre os conhecimentos e as práticas, de forma a superar a tradicional organização curricular em que os conhecimentos científicos, por um lado, e os conhecimentos pedagógicos, por outro, apresentam-se apenas justapostos e, da mesma forma, superar a tradiciona desarticulação entre práticas e reflexões teóricas. Além disso, as disciplinas devem corresponder às temáticas consideradas mais essenciais para a escola média e para a educação científica, buscando garantir que os conhecimentos abordados possam vir a ser significativos para a futura prática do(a) professor(a).
 
Do ponto de vista do ensino-aprendizagem, é fundamental buscar formas pelas quais os(as) alunos(as) possam desenvolver o papel de protagonistas, responsabilizando-se por ações e práticas ativas, permitindo-os(as) vivenciarem, em sua formação, atitudes e compreensões que possam vir a desenvolver com futuro(a)s aluno(a)s. O currículo deve ser entendido como algo dinâmico e flexível, construído de forma a poder ser constantemente readequado frente às situações que vierem a ser enfrentadas. 
 
A organização e estrutura curriculares englobam as disciplinas a serem oferecidas, as abordagens a serem privilegiadas nessas disciplinas, assim como as dimensões formativas desejadas, que se expressam em atividades e práticas a serem incentivadas.

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