A estrutura curricular

A estrutura curricular do curso de Licenciatura do IFUSP é composta por disciplinas obrigatórias e optativas. Algumas disciplinas optativas (eletivas) devem ser escolhidas entre disciplinas que estão agrupadas em Blocos, que estão descritos em Disciplinas Optativas, no menu ao lado. Em alguns blocos, o(a) aluno(a) deve cumprir um número mínimo de créditos com o objetivo de complementar sua formação interdisciplinar e didático-pedagógica. Uma boa parte dos créditos em disciplinas optativas são livres e o(a) aluno(a) pode, inclusive, cursar disciplinas em outras unidades, constituindo assim um espaço para experimentação de novas ideias e difusão de assuntos atuais.

A distribuição de carga horária entre os diferentes eixos formativos procura garantir uma formação sólida na futura área de atuação do(a) professor(a), que compreende as disciplinas de conteúdo específico, formação pedagógica e formação em ensino. As disciplinas obrigatórias totalizam 118 créditos aula e 22 créditos-trabalho. Somando-se os demais 40 créditos de optativas eletivas e livres, chega-se ao total de 158 créditos-aula e 30 créditos-trabalho (incluindo aqui os 2 créditos-trabalho de disciplinas optatórias e os 6 créditos-trabalho de Monografia). Há de se considerar ainda a carga horária de estágio (400h) e as ATPAs (200h).

Para obtenção do título final, o(a) estudante deve optar entre a elaboração de uma monografia ou cursar disciplinas optativas adicionais, de qualquer um dos blocos, totalizando 6 créditos-aula. Algumas disciplinas obrigatórias têm associadas a si créditos trabalho. A distribuição das disciplinas obrigatórias ao longo do curso, o número de créditos e carga horária associadas são apresentados na Tabela 1.

Tabela I: Distribuição de créditos aula e trabalho de acordo com os eixos formativos

Crédito Aula Crédito Trabalho
Obrigatórias Física e Ciências Afins 86 7
Educação 12 3
Ensino de Física e Ciências 20 12
TOTAL 118 22

Optativas + Optatórias Física e Ciências Afins
(4 créditos em Física Moderna II e 8 créditos no Bloco Temático)
(4 créditos em Psicologia da Educação e 4 créditos no Bloco Educação)
Ensino de Física e Ciências
(Bloco de Ensino de Física e Ciências)
Geral 12 -
TOTAL 40 8
  TOTAL GERAL 158 30

*o(a) estudante deve optar entre a elaboração de uma monografia (6 créditos-trabalho) ou cursar disciplinas optativas, adicionais,
de qualquer um dos blocos, totalizando 6 créditos-aula.

A formação didático-pedagógica combina os dois eixos formativos; Educação e Ensino de Física e Ciências, com disciplinas obrigatórias e disciplinas optativas eletivas, garantindo uma carga horaria mínima neste eixo formativo.