Oportunidade para mestrandos: programa de incentivo à colaboração científica no exterior!

O Departamento de Física Experimental (DFEP) do Instituto está com um programa que visa a ampliar o acesso de estudantes de Mestrado a instituições estrangeiras. Voltado para mestrandos que já tenham integralizado 50% dos créditos do curso, o programa pretende proporcionar a(o) aluno(a) selecionado(a) a possibilidade de desenvolver atividades de pesquisa no exterior, divulgando projetos para a criação, consolidação e expansão de convênios de intercâmbio acadêmico e científico. Além disso, o estágiconstitui um incentivo à continuidade dos estudos de pós-graduação do(a) aluno(a) que tem a perspectiva futura de iniciar o doutorado já com colaboração internacional.

Benefícios previstos

a) Passagens aéreas e seguro;

b) Ajuda de custo para permanência no exterior por até 2 meses no valor de US$ 1.000,00 mensais.

A T E N Ç Ã O: os recursos financeiros deverão ser utilizados ainda no exercício de 2015.

Atividades previstas

Desenvolver atividades de pesquisa em instituição no exterior. Após o retorno do estágio, o(a) aluno(a) deve apresentar relatório e seminário sobre as atividades realizadas.
Tornamos a lembrar de que o programa só selecionará estudantes do Mestrado que tenham integralizado 50% dos créditos do curso.

Documentação exigida para inscrição

a) Memorial resumido (máximo de 3 folhas) contendo relato das experiências acadêmicas, culturais e outras que julgar importantes; motivação para participação no programa de internacionalização e um resumo das atividades a serem desenvolvidas no exterior;

b) Histórico escolar atualizado;

c) Carta do(a) orientador(a) de Mestrado (no Brasil) com descrição explícita e sucinta dos benefícios do estágio para o(a) mestrando(a), das condições de realização das atividades planejadas no estágio e da capacitação do(a) estudante para desempenhar a contento o plano de pesquisa proposto;

d) Carta de aceitação do(a) supervisor(a) do estágio no exterior;

e) Comprovante de proficiência na língua do país em que irá estagiar.

A documentação deve ser entregue na Secretaria do Departamento de Física Experimental até dia 17 de agosto de 2015.
A etapa inicial do processo de seleção dos alunos consistirá na avaliação do memorial, histórico escolar e carta do(a) orientador(a) por comissão designada pelo Chefe do DFEP. A relação dos alunos aprovados na primeira fase será divulgada no dia 15 de setembro de 2015 e, na ocasião, a comissão de seleção divulgará a data/horário de realização da segunda etapa, que constituirá em entrevista com os candidatos.