As disciplinas optativas estão agrupadas em quatro diferentes blocos, segundo a natureza do conhecimento a ser trabalhado:
- Bloco Temático – busca uma formação interdisciplinar em Ciências: mínimo 8 créditos.
- Bloco de Ensino de Física e Ciências – busca aprofundamento em questões de Didática das Ciências e em Epistemologia e História da Física: mínimo 8 créditos.
- Bloco de Educação – complementa a formação didático-pedagógica: mínimo de 4 créditos em Psicologia da Educação e de 4 créditos em disciplinas optativas.
- Bloco Geral – com optativas livres que se relacionam com o curso: dedica-se à formação diversificada, em que os estudantes podem personalizar sua formação: mínimo de 12 créditos.
Nos blocos onde há exigência mínima de créditos, procura-se garantir a complementação da formação didático-pedagógica do(a) estudante e a formação para a atuação na área de Ciências. A relação das disciplinas que compõem os blocos Temático e de Ensino de Física são apresentadas abaixo, na descrição de cada um desses blocos. O bloco de Educação é composto por qualquer disciplina ministrada pela Faculdade de Educação da USP e o bloco Geral inclui qualquer disciplina USP, inclusive as próprias disciplinas dos blocos anteriores, mas que não podem ser contadas em duplicata.
Bloco Temático
As disciplinas do Bloco Temático caracterizam-se por terem como objeto temas bem definidos, mas de caráter interdisciplinar. Seu objetivo é dar uma formação mais ampla no âmbito das Ciências que se voltam à natureza, fazendo com que o(a)s futuro(a)s docentes de Física possam atuar em interfaces disciplinares com professores de outras áreas. Este elemento é potencializado pelas demandas curriculares atuais, em que cada vez mais se exige o trabalho em áreas do conhecimento.
Neste bloco inclui-se disciplinas ministradas pelo próprio Instituto de Física, como as disciplinas interdisciplinares Física do Corpo Humano e Física do Meio Ambiente, mas valoriza-se a formação dada em cursos de outras unidades da USP, em especial o Instituto de Química, o Instituto de Geociências, o Instituto de Biociências e o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas.
Tabela I - Disciplinas do Bloco Temático
Unidade | Disciplina |
---|---|
IQ-USP | QFL0606 – Fundamentos de Química para Física |
QFL1102 – Fundamentos de Química Experimental | |
QFL2637 – Química do Meio Ambiente | |
QFL4725 – Temas Atuais da Pesquisa em Química | |
QFL1701 – Introdução ao Ensino de Química | |
OFL4650 – Tópicos da História da Química | |
IGc-USP | GSA0409 – Geociências e Meio Ambiente |
GSA0101 – Introdução à Educação Ambiental com Ênfase nas Geociências | |
0440107 – Dinâmica do Sistema Terra I | |
0440108 – Dinâmica do Sistema Terra II | |
0440620 – Geologia Geral | |
IB-USP | BIF0443 – Fisiologia para o Ensino Médio |
BIZ0305 – Biologia do Desenvolvimento | |
BIZ0445 – Abordagens interdisciplinares de Educação Ambiental | |
BIO0300 – Abordagem multidisciplinar em Genética | |
BIO0452 – Proteínas: Estrutura, Função e Biologia Celular | |
BIO0450 – Estratégias para o Ensino de Genética e Evolução no EM | |
ACA0115 – Introdução às Ciências Atmosféricas | |
IAG-USP | |
AGA0105 – Conceitos de Astronomia para Licenciatura | |
AGA0106 – Astronomia de Posição | |
AGA0214 – Estrutura e Formação do Sistema Solar | |
AGA0215 – Fundamentos de Astronomia | |
AGA0316 – A Vida no Contexto Cósmico | |
AGA0317 – Experimentos de Astronomia para o Ensino de Ciências | |
AGA0416 – Introdução à Cosmologia | |
IF-USP | 4300325 – Física do Corpo Humano |
4300346 – Física da Poluição do Ar | |
4300351 – Física do Meio Ambiente | |
4300436 – Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes e não Ionizantes |
Bloco de Ensino de Física e Ciências
O bloco de Ensino de Física e Ciências é formado por disciplinas com o objetivo apresentar o conhecimento produzido na interface entre Física e Ciências Humanas (Educação, Filosofia, História e Ciências Sociais). As disciplinas com interface com a Educação procuram adequar questões gerais básicas de ensino-aprendizagem a conteúdos específicos da Física, discutindo estratégias e propostas para seu ensino, projetos já desenvolvidos e propostas de material didático, assim como aspectos da tecnologia educacional voltados à especificidade do ensino de Física. Trata-se de fornecer a(o) estudante subsídios para que possa atuar no âmbito da sala de aula.
O bloco de Ensino de Física e Ciências é formado por disciplinas com o objetivo apresentar o conhecimento produzido na interface entre Física e Ciências Humanas (Educação, Filosofia, História e Ciências Sociais). As disciplinas com interface com a Educação procuram adequar questões gerais básicas de ensino-aprendizagem a conteúdos específicos da Física, discutindo estratégias e propostas para seu ensino, projetos já desenvolvidos e propostas de material didático, assim como aspectos da tecnologia educacional voltados à especificidade do ensino de Física. Trata-se de fornecer a(o) estudante subsídios para que possa atuar no âmbito da sala de aula.
Neste bloco também há disciplinas em que se busca a relação da Física com o conhecimento histórico, social e cultural. As disciplinas debatem as características do conhecimento físico e as implicações das mesmas ao ensino, envolvendo processos históricos de construção destes conhecimentos e suas relações com a sociedade e a cultura em geral.
Tabela II - Disciplinas do Bloco de Ensino de Física e Ciências
Unidade | Disciplina |
---|---|
IF-USP | 4300456 - Produção de Material Didático |
4300459 - Tecnologias da Informação e Comunicação | |
4300491 - Introdução à Pesquisa em Ensino de Física | |
4300234 – Física no Ensino Fundamental | |
4300220 - Processos Criativos em Ciências: da Imaginação à Divulgação Científica | |
4300380 – Ciência e Cultura | |
4300461 - Tecnologia para o Ensino de Física I | |
4300462 - Tecnologia para o Ensino de Física II | |
4300231 - Introdução à Epistemologia das Ciências | |
4300353 - Tópicos de História da Física Clássica | |
4300454 - Tópicos de História da Física Moderna | |
4300405 - Evolução dos Conceitos da Física | |
FFLCH-USP | FLF0471 - Filosofia da Física |
FLF0487 - Tópicos de Filosofia da Física | |
FLF0368 - Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência | |
FLH0444 - História da Ciência, da Técnica e do Trabalho |
Bloco de Educação
O bloco de Educação é composto por disciplinas oferecidas pela Faculdade de Educação (FEUSP), as quais têm como função complementar a formação fornecida pelas disciplinas do núcleo fundamental.
Bloco Geral
O bloco Geral está aberto para qualquer disciplina USP que se relacione com as áreas que compõem o curso. Espera-se com ele que o(a)s estudantes possam personalizar seu currículo e se aprofundar em temáticas de interesse.