Dimensões Formativas na Grade Curricular

Em Organização Curricular do Curso, apresentamos as Dimensões Formativas que organizam e estruturam o currículo da Licenciatura em Física do IFUSP. Nesta seção, descrevemos o modo como essas dimensões estão distribuídas na grade curricular do curso, com exemplares de disciplinas  metodologias. 
 
Praticas como Componente Curricular
 
Existem diferentes disciplinas do eixo formativo de Física e Ciências Afins que possuem créditos trabalho associados a Práticas como Componentes Curricular (PCCs). Nessas disciplinas (Ótica, Mecânica, Mecânica dos Corpos Rígidos e Fluidos, Termo-Estatística, Eletricidade e Magnetismo II, Relatividade, Física Moderna I e II) o objetivo é proporcionar experiências de aplicação de conhecimentos ou de desenvolvimento de procedimentos próprios ao exercício da docência, trabalhando com conteúdos ligados às disciplinas. As atividades desenvolvidas pelo(a)s aluno(a)s podem ser, por exemplo:
 
  • elaboração de experimentos para o ensino de determinados conceitos científicos;
  • produção de textos didáticos, paradidáticos e de divulgação científica relacionados ao conteúdo abordado na disciplina;
  • criação de planos de aula envolvendo diferentes recursos como filmes, objetos de aprendizagem, plataformas de ensino etc;
  • preparação de exposições dialogadas ou seminários, que podem ser apresentadas aos docentes e alunos do curso, encaixando-se no conteúdo da disciplina;
Algumas disciplinas, que fazem parte dos eixos voltados para a formação didático-pedagógica (Educação e Ensino de Física e Ciências), também apresentam práticas como componentes curriculares como parte da carga horária. Entre elas, estão algumas disciplinas obrigatórias e outras que fazem parte dos blocos com exigência mínima de créditos a serem cursados.
 
Esse conjunto de discipinas oferece um espaço de trabalho que potencializa o desenvolvimento de diferentes competências para a formação do(a) futuro(a) professor(a), como a organização e preparação de aula ou apresentações, a gestão do tempo, a adequação da linguagem, o planejamento de diferentes metodologias e usos de materiais didáticos, o uso de ferramentas de informática e recursos audiovisuais, e a utilização e aprimoramento da linguagem científica, na forma oral e escrita.
 
Estágio
 
Do total das 400 horas de estágio, 300 horas são supervisionadas por disciplinas oferecidas pela Faculdade de Educação: Didática (EDM0402), POEB (EDF0463), Psicologia da Educação (EDF29x) e Metodologia do Ensino de Física I e II (EDM0425 e EDM0426). As 100 horas restantes são supervisionadas pela disciplina Práticas em Ensino de Física (4300390). 
 
Os estágios iniciais são de observação, voltados para aspectos do processo de ensino e aprendizagem e da organização do sistema de ensino. Esses estágios envolvem entrevistas com profissionais da escola ou outras instituições ligadas a gestão do ensino e investigação do cotidiano escolar.
 
Os estágios supervisionados pelas disciplinas Práticas em Ensino de Física e Metodologia do Ensino de Física I e II envolvem o planejamento de atividades em sala de aula, elaboração de plano de aula e regência, com apresentação de propostas iniciais e avaliação final com elaboração de relatórios. Essas atividades proporcionam a preparação dos(as) estudantes para atuar criticamente em sala de aula, problematizando os conteúdos, e também analisando a sua própria prática, utilizando, para tanto, referenciais teóricos na perspectiva do ensino e da pesquisa em ensino de física.
 
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA)
 
As ATPAs são realizadas por meio de atividades extracurriculares. Há certa liberdade de escolha das atividades, pelo(a)s estudantes, que elaboram um portfólio contendo as atividades realizadas. Todavia, a validação dessas atividades é feita pela Comissão de Coordenação do Curso. 
 
Diferentes atividades precisam ser contempladas: Iniciação Científica ou Iniciação à Docência; Participação em Projetos ou Grupos de Pesquisa; Participação em Seminários, Palestras e Congressos; Ações de Divulgação Científica ou Educação NãoFormal, Participação em projetos de Extensão Universitária; etc. Estimula-se ao máximo que o(a)s estudantes, ao longo de toda a sua formação, participem da maior diversidade de atividades possível.
 
Revisão, Língua Portuguesa e TICs
 
As diferentes disciplinas de conteúdo específico (Física e Áreas Afins) são propostas de modo a refletir as necessidades de formação de futuros(as) professores(as). Embora apresentem variados tópicos de aprofundamento, as ementas são elaboradas levando-se em consideração as propostas curriculares vigentes (as atuais disciplinas já levam em consideração a Base Nacional Comum Curricular). Além disso, disciplinas que iniciam a formação em uma subárea específica contam com horas de revisão. Este é um princípio pedagógico valorizado pela Coordenação de o Curso, que o toma como princípio de orientação de docentes. Assim, as disciplinas de Ótica, Fundamentos de Mecânica, Física do Calor e Eletricidade e Magnetismo, além das disciplinas de Matemática, incluem horas de revisão.
 
Para o currículo em vigor desde 2019, foi inserida uma disciplina específica para a abordagem de tópicos de Língua Portuguesa: o curso Ciência, Educação e Linguagem faz uma introdução ao Ensino de Ciências e desenvolve atividades com o foco na leitura e produção de textos. Essa dimensão formativa é aprofundada em diversas outras disciplinas, por meio de atividades como: produção de relatórios em linguagem científica especializada; elaboração de resenhas de textos de diferentes tópicos de Ciências Humanas; produção de textos didáticos para o Ensino de Física e Ciências etc.
 
Por fim, tópicos de Tecnologia da Informação e Comunicação estão presentes na disciplina Elementos e Estratégias para o Ensino de Física. Para quem busca um aprofundamento nesta temática, é possível cursar a disciplina Tecnologias de Informação e Comunicação para o Ensino de Física, de caráter optativo. Vale destacar que, a maioria das disciplinas que compõe o curso utilizam intensamente estas tecnologias. Assim, o(a)s estudantes se familiarizam com ela ao longo de toda sua formação. 
 
Monografia
 
A Monografia de final de curso é optativa e realizada ao longo de dois semestres. O trabalho de monogradia tem como objetivo preparar o(a) aluno(a) para sua prática futura, articulando conhecimentos da área de pesquisa em ensino de física a procedimentos característicos de um trabalho de pesquisa. O tema específico do trabalho é de livre-escolha e a preparação para esse trabalho é feita em uma disciplina pré-requisito, no primeiro semestre (4300491- Introdução á Pesquisa em Ensino de Física). No segundo semestre, o(a) aluno(a) recebe orientação individual para o desenvolvimento de seu trabalho de pesquisa dentro do tema escolhido por ele(a).
 
 
 

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