Auxílio financeiro para participação em eventos

O PROGRAMA ESTÁ MUDANDO DE ENQUADRAMENTO DE VERBA, POR ISSO NOVOS PEDIDOS DE AUXÍLIO SÓ SERÃO ANALISADOS A PARTIR DA 2ª QUINZENA DE MAIO!
(para esclarecimentos, enviar e-mail para atendepgif@usp.br)

A CPG tem verba para financiar algumas viagens de alunos para participação de eventos científicos (conferências, congressos, escolas) nacionais e internacionais. As solicitações devem ser feitas por meio deste link com um mínimo de 45 dias de antencedência do evento, uma vez que a Comissão precisa de cerca de 20 dias para aprovar ou não a solicitação.

As solicitações serão aprovadas no mérito pela CPG que, no seu julgamento, além da análise da relevância do evento para a formação do(a) aluno(a) e de seu desempenho no curso, considerará os critérios a seguir.

(a) Será dada prioridade aos alunos sem bolsa, alunos de mestrado e doutorado com bolsa CAPES, ou de mestrado com bolsa CNPq. Alunos com reserva técnica (bolsas FAPESP de mestrado e doutorado e bolsas CNPq de doutorado) dificilmente serão atendidos. Alunos com bolsa de doutorado do CNPq, excepcionalmente, poderão ter um auxílio complementar de até R$ 2.000,00 (dois mil reais), mas não devem contar com isso para planejar o uso da reserva técnica com o(a) orientador(a).

(b) A soma dos auxílios concedidos, no curso de mestrado, para alunos com bolsa CAPES, CNPq ou sem bolsa, deve ficar abaixo de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais); a soma dos auxílios concedidos, no curso de doutorado, para alunos com bolsa CAPES ou sem bolsa, deve ficar abaixo de R$ 9.000,00 (nove mil reais).

(c) Os alunos devem buscar opções de hotéis mais baratas, colegas para dividir quarto, solicitar auxílio com antecedência de forma a viabilizar a compra de passagens promocionais ou procurar formas complementares de financiamento.

(d) O valor concedido aos alunos que participam de um mesmo evento será o mesmo.

(e) Não serão concedidos auxílios a alunos que já ultrapassaram o prazo ideal do curso (24 meses para o mestrado, 48 meses para o doutorado e 60 meses para o doutorado direto) a não ser que a dissertação ou tese esteja praticamente pronta e a solicitação seja muito bem justificada.

(f) Os alunos que quiserem realizar estágio de pesquisa no exterior (sanduíche) devem procurar a Secretaria, pois as regras de auxílio são outras.

(g) Na ocasião da concessão serão analisados também o desempenho do(a) aluno(a) no curso através de seus relatórios e não serão concedidos auxílios caso o(a) aluno(a) ou o(a) orientador(a) estejam em dívida com a CPG (relatórios ou pareceres atrasados, por exemplo).

(h) Ultimamente, todos os auxílios aprovados pela CPG com verba CAPES/PROEX têm sido liberados na forma de reembolso, ou seja, o(a) aluno(a) participa do evento, presta contas dos gastos realizados e só então recebe o pagamento da CPG. Isso significa dizer que todos os cupons fiscais recolhidos durante a viagem devem ser apresentados à CPG para conferência e devem ser emitidos de acordo com algumas regras elencadas aqui. Estas instruções devem ser lidas antes das viagens!

Os valores acima são valores máximos e devem ser encarados como uma referência, para que alunos e orientadores priorizem as solicitações de auxílio. A CPG aprovará ou não as solicitações dependendo da política de liberação de recursos da CAPES, do número de bolsas concedidas e de outros fatores, muitas vezes alheios à vontade da Comissão. Portanto, os alunos nunca devem contar como certo o apoio a um evento, mesmo no caso da primeira solicitação dentro dos limites estabelecidos.