Física Atômica e Molecular

Arnaldo Gammal

Nossa pesquisa presente envolve a compreensão de como evoluem no tempo os condensados atômicos de Bose-Einstein e determinação de estados de menor energia do sistema. O condensado pode ser considerado um laboratório de física não linear, com a presença de fenômenos como difração não linear, colapso, solitons, vórtices e ondas de choque. Condensados também permitem estudos de sistemas de física da matéria condensada em situações controladas onde diversos parâmetros podem ser modificados. Para estudo dessa evolução temporal desenvolvemos diversos códigos computacionais para solução de equações diferenciais parciais. Também temos interesse em estudos que vão além do campo médio usando métodos de Monte-Carlo e multi-orbitais.

Marcio Teixeira do Nascimento Varella
Colisões de elétrons e pósitrons contra moléculas, biomoléculas e aglomerados. Simulação computacional e dinâmica vibracional dos íons temporários formados nessas colisões. Modelos Teóricos para aniquilação de pósitrons em gases moleculares. Simulação computacional de pacotes de ondas quânticos vibracionais (fenômenos ultra-rápidos), com aplicações em gases, nano-estruturas e sólidos. Desenvolvimento de metodologias e algoritmos.
Sua especialidade está na estrutura eletrônica de íons transientes, caracterizados por energias complexas, e na simulação de  efeitos ultra-rápidos, que ocorrem na escala de tempo de femto-segundos (pacotes de ondas vibracionais).

Mauro Sérgio Dorsa Cattani
As atividades de pesquisa envolvem: (1) Dinâmica de crescimento de superfícies; (2) Atividade óptica e interação fraca em moléculas quirais; (3) Mecânica quântica de Bohm-de Broglie. Efeitos dissipativos e não-lineares; (4) Propriedades elétricas e mecânicas de materiais nanoestruturados; (5) Ensino de Física/Publicação de livros e artigos de graduação e pós-graduação.

Nora Lia Maidana

Investigação dos processos de interação de elétrons e fótons com a matéria. Medidas de secções duplamente diferenciais de Bremsstrahlung de elétrons. Aplicação à caraterização de detetores semicondutores: resposta e eficiência experimental e simulada. As experiências são realizadas no acelerador de elétrons tipo microtron com feixes de energias entre 10 e 100 keV (corrente contínua), 1,9 MeV e 5 MeV (onda contínua).

Sylvio Roberto Accioly Canuto
Estrutura eletrônica de moléculas, biomoléculas e clusters. Simulação computacional e propriedades de líquidos moleculares. Efeitos de solvente em propriedades e espectroscopia. Forças intermoleculares e ligações de hidrogênio. Aplicação de simulação Monte Carlo, Dinâmica Molecular e teoria quântica de muitos corpos. Propriedades elétricas e magnéticas de moléculas e sistemas supercríticos. Desenvolvimento de técnicas de algoritmos.
Sua especialidade está em Teoria de Muitos Corpos, Simulação Computacional e Modelagem Molecular, com ênfase no estudo de efeitos de solvente em espectroscopia e reatividade de moléculas e biomoléculas em meio líquido, água em especial. Interesse também em propriedades elétricas e magnéticas de moléculas e sistemas supercríticos.

Vito Roberto Vanin
Estudo experimental da interação dos fótons e elétrons com a matéria e medida dos parâmetros fundamentais da espectrometria de raios-X, inclusive das constantes de relaxação atômica, com os feixes de elétrons do Microtron de SP, com energia entre 10 keV e 5 MeV: seções de choque de ionização das camadas atômicas internas; distribuição angular de raios-X; propriedades dos raios-x característicos dos elementos; yields de fluorescência e coeficientes de Coster-Kronig; fenômenos de transporte da radiação na matéria. Metodologia de determinação e calibração de eficiência e resposta de detetores de estado sólido para fótons com energias entre 3 keV e 6 MeV.