Física Atômica e Molecular

Marcio Teixeira do Nascimento Varella
Colisões de elétrons e pósitrons contra moléculas, biomoléculas e aglomerados. Simulação computacional e dinâmica vibracional dos íons temporários formados nessas colisões. Modelos Teóricos para aniquilação de pósitrons em gases moleculares. Simulação computacional de pacotes de ondas quânticos vibracionais (fenômenos ultra-rápidos), com aplicações em gases, nano-estruturas e sólidos. Desenvolvimento de metodologias e algoritmos.
Sua especialidade está na estrutura eletrônica de íons transientes, caracterizados por energias complexas, e na simulação de  efeitos ultra-rápidos, que ocorrem na escala de tempo de femto-segundos (pacotes de ondas vibracionais).

Mauro Sérgio Dorsa Cattani
As atividades de pesquisa envolvem: (1) Dinâmica de crescimento de superfícies; (2) Atividade óptica e interação fraca em moléculas quirais; (3) Mecânica quântica de Bohm-de Broglie. Efeitos dissipativos e não-lineares; (4) Propriedades elétricas e mecânicas de materiais nanoestruturados; (5) Ensino de Física/Publicação de livros e artigos de graduação e pós-graduação.

Nora Lia Maidana

Investigação dos processos de interação de elétrons e fótons com a matéria. Medidas de secções duplamente diferenciais de Bremsstrahlung de elétrons. Aplicação à caraterização de detetores semicondutores: resposta e eficiência experimental e simulada. As experiências são realizadas no acelerador de elétrons tipo microtron com feixes de energias entre 10 e 100 keV (corrente contínua), 1,9 MeV e 5 MeV (onda contínua).

Sylvio Roberto Accioly Canuto
Estrutura eletrônica de moléculas, biomoléculas e clusters. Simulação computacional e propriedades de líquidos moleculares. Efeitos de solvente em propriedades e espectroscopia. Forças intermoleculares e ligações de hidrogênio. Aplicação de simulação Monte Carlo, Dinâmica Molecular e teoria quântica de muitos corpos. Propriedades elétricas e magnéticas de moléculas e sistemas supercríticos. Desenvolvimento de técnicas de algoritmos.
Sua especialidade está em Teoria de Muitos Corpos, Simulação Computacional e Modelagem Molecular, com ênfase no estudo de efeitos de solvente em espectroscopia e reatividade de moléculas e biomoléculas em meio líquido, água em especial. Interesse também em propriedades elétricas e magnéticas de moléculas e sistemas supercríticos.

Vito Roberto Vanin
Estudo experimental da interação dos fótons e elétrons com a matéria e medida dos parâmetros fundamentais da espectrometria de raios-X, inclusive das constantes de relaxação atômica, com os feixes de elétrons do Microtron de SP, com energia entre 10 keV e 5 MeV: seções de choque de ionização das camadas atômicas internas; distribuição angular de raios-X; propriedades dos raios-x característicos dos elementos; yields de fluorescência e coeficientes de Coster-Kronig; fenômenos de transporte da radiação na matéria. Metodologia de determinação e calibração de eficiência e resposta de detetores de estado sólido para fótons com energias entre 3 keV e 6 MeV.