Modelagem Molecular

Kaline Rabelo Coutinho
Desenvolvimento de técnica e algoritmos para viabilizar estudos teóricos de propriedades estruturais e eletrônicas de sistemas moleculares de interesse biológico. Aplicação de técnica de modelagem molecular como simulação computacional e cálculos quânticos.
 

Marcio Teixeira do Nascimento Varella
Colisões de elétrons e pósitrons contra moléculas, biomoléculas e aglomerados. Simulação computacional e dinâmica vibracional dos íons temporários formados nessas colisões. Modelos Teóricos para aniquilação de pósitrons em gases moleculares. Simulação computacional de pacotes de ondas quânticos vibracionais (fenômenos ultra-rápidos), com aplicações em gases, nano-estruturas e sólidos. Desenvolvimento de metodologias e algoritmos.
Sua especialidade está na estrutura eletrônica de íons transientes, caracterizados por energias complexas, e na simulação de  efeitos ultra-rápidos, que ocorrem na escala de tempo de femto-segundos (pacotes de onda vibracionais).


Marília Junqueira Caldas

Estudo teórico de sistemas semicondutores e/ou moleculares, incluindo polímeros orgânicos conjugados; interfaces orgânico/inorgânico; sistemas nanoestruturados, com ênfase em sistemas relevantes para eletrônica orgânica e processos fotovoltaicos. Trabalhamos com diversas técnicas para propriedades estruturais e de estrutura eletrônica, desde métodos empíricos até técnicas de mecânica quântica inteiramente "ab initio", dentro das Teorias de Hartree-Fock ou do Funcional da Densidade. Quando necessário e interessante, também passamos a formalismos além-do-campo-médio incluindo efeitos de correlação eletrônica. No momento, nossos principais esforços são:

a) Sistemas orgânicos de interesse para dispositivos fotovoltaicos e/ou emissores de luz, incluindo polímeros e arranjos de moléculas; também nanoflocos e nanoestruturas baseadas em grafeno, de interesses vários. 

b) Materiais semicondutores de interesse para conversão e transporte de energia. 

c) Interfaces orgânico/inorgânico entre moléculas ou polímeros e semicondutores ou óxidos, priorizando aquelas interfaces de interesse para fotovoltaicos.

Para esses sistemas e materiais mencionados, buscamos entendimento de propriedades estruturais, e as resultantes propriedades óticas e de transporte eletrônico, a depender do problema. Além disso, propriedades de defeitos em semicondutores e desordem continuam a ser de meu interesse. 

Palavras-chave: física computacional, estrutura eletrônica, propriedades óticas, transporte eletrônico, nanociência.

 

Sylvio Roberto Accioly Canuto
sica da Matéria Condensada, Física Atômica e Molecular, Modelagem Molecular
Estrutura eletrônica de moléculas, biomoléculas e clusters. Simulação computacional e propriedades de líquidos moleculares. Efeitos de solvente em propriedades e espectroscopia. Forças intermoleculares e ligações de hidrogênio. Aplicação de simulação Monte Carlo, Dinâmica Molecular e teoria quântica de muitos corpos. Propriedades elétricas e magnéticas de moléculas e sistemas supercríticos. Desenvolvimento de técnicas de algoritmos. 
Sua especialidade está em Teoria de Muitos Corpos, Simulação Computacional e Modelagem Molecular, com ênfase no estudo de efeitos de solvente em espectroscopia e reatividade de moléculas e biomoléculas em meio líquido, água em especial. Interesse também em propriedades elétricas e magnéticas de moléculas e sistemas supercríticos.