Professores à procura de orientandos

Oportunidades de mestrado e doutorado em Dosimetria das Radiações (julho de 2022)

A pesquisa visa investigar minerais brasileiros e materiais sintéticos para dosimetria e, assim, ampliar a base de conhecimento da área. Materiais dosimétricos são utilizados para a determinação da dose de irradiação recebida no ambiente, bem como em atividades médicas e tecnológicas. O objetivo da pesquisa é investigar os efeitos da radiação ionizante e da luz UV em materiais usando técnicas de luminescência, em especial Termoluminescência (TL), Luminescência Opticamente Estimulada (OSL) e Radioluminescência (RL). Espera-se identificar os defeitos e investigar aplicabilidade dos materiais estudados no campo da dosimetria. Há possibilidade de realizar estágio no exterior em instituições de pesquisa na Europa, África ou nos Estados Unidos.

Interessados visitem https://neilotrindade.wixsite.com/lumidosi e favor entrar em contato com o Prof. Neilo Trindade (neilotrindade@if.usp.br).

We are looking for master and PhD students to carry out research on Brazilian minerals and synthetic materials for dosimetry and thus expand the knowledge base in the area. More information at the link https://neilotrindade.wixsite.com/lumidosi or please contact Prof. Neilo Trindade (neilotrindade@if.usp.br).

Oportunidade de mestrado e doutorado em Levitação Acústica

Procura-se alunos interessados em realizar o mestrado ou doutorado no Laboratório de Dispositivos Ultrassônicos. A nossa principal linha de pesquisa é a levitação acústica, onde buscamos criar novos dispositivos para levitar e manipular pequenos objetos no ar. O objetivo é criar dispositivos capazes de realizar as mesmas tarefas que robôs industriais, porém sem tocar nos objetos a serem manipulados. Essa linha de pesquisa envolve estudos teóricos, simulações computacionais, experimentos e fabricação de novos dispositivos.

Interessados devem entrar em contato com o prof. Marco Aurélio Brizzotti Andrade (maurelio@if.usp.br).

Bolsas de mestrado e doutorado em fenomenologia de plasmons de superfície (19/07/2022)

Procura-se estudantes que iniciem o Mestrado ou o Doutorado em agosto de 2022 para assumir bolsas do CNPq disponibilizadas pela empresa Corsync, uma start-up que está desenvolvendo dispositivos sensores bioquímicos para aplicações na área médica. O projeto visa ao estudo de ressonâncias óticas do tipo plasmons de superfície em filmes finos de metais nobres. Estes fenômenos óticos apresentam sensibilidade para detecção de filmes nanométricos de materiais bioquímicos. Os projetos de mestrado e doutorado envolverão tanto o estudo fundamental da fenomenologia dos plasmons de superfície quanto o desenvolvimento de possíveis arranjos experimentais que possam explorar esta fenomenologia.

Os interessados devem contatar o Prof. Antonio Domingues dos Santos preferencialmente até dia 30/07/2022: adsantos@if.usp.br.

Oportunidades de mestrado e doutorado em Reações Nucleares com Núcleos Exóticos (15/02/2022)

O núcleo atômico consiste em um sistema de muitos corpos formado por prótons e nêutrons unidos pela interação forte. Os núcleos estáveis leves se caracterizam por possuir uma certa proporção entre o número de prótons e nêutrons de tal maneira que, ao representá-los em um diagrama de Z (prótons) versus N (nêutrons), eles se concentram na faixa N ~ Z, conhecida como vale de estabilidade. Na medida em que nos afastamos da linha de estabilidade, encontramos os núcleos instáveis (radioativos), que se caracterizam por um excesso do número de prótons ou nêutrons em relação aos isótopos estáveis. Os núcleos fora da linha de estabilidade possuem propriedades muito diferentes daquelas dos núcleos estáveis, em alguns casos com a formação de halos de nêutrons ou prótons (núcleos exóticos) com distribuição de matéria que se estende a grandes distâncias.
Estudamos as propriedades desses núcleos no Laboratório Pelletron do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, através do sistema RIBRAS, atualmente o único equipamento da América Latina que possibilita estudos com feixes de núcleos exóticos.

Alunos interessados favor entrar em contato com a Profa. Kelly C. C. Pires (kelly@if.usp.br).

Oportunidade com bolsa para estudo em monitoramento ambiental (02/02/2022)

Procura-se estudante de Mestrado para desenvolver projeto na área de análise de materiais utilizando técnicas nucleares. A pesquisa visa à definição de protocolo de análise para monitoramento ambiental usando a técnica PIXE e posterior estudo de caso de monitoramento em ambientes urbanos. Trabalho com grande atividade experimental.
Requisitos: interesse em atividades práticas e em programação orientada para análise de dados. Desejável: conhecimentos em Python. O(a) estudante desenvolverá um forte senso analítico e habilidades em análise espectral e de grandes conjuntos de dados (big data) por aprendizado de máquina.

Interessados devem entrar em contato com o Prof. Tiago Fiorini (tfsilva@usp.br).

Oportunidade de bolsa FAPESP de Mestrado em Termoeletricidade (19/01/2022)

Procura-se aluno(a) para Mestrado com bolsa FAPESP (24 meses) no âmbito do projeto Jovem Pesquisador “Thermoelectricity in Bi-based topological insulators”. A pesquisa visa avançar o conhecimento nas interações físicas básicas em materiais isolantes topológicos, explorando fenômenos exóticos de transporte sob condições extremas. O projeto é financiado pela FAPESP em parceria com o Instituto Max Planck de Dresden (CPfS). Há a possibilidade de desenvolver parte do trabalho no exterior em instituições parceiras.
Os interessados devem contatar a Profa. Valentina Martelli (valentina.martelli@usp.br) para se inscrever até 17/02/2022. Enviar: a) currículo; b) carta de motivação; c) histórico escolar; d) dois contatos de referência; e e) nota do EUF (se já tiver).

Desenvolvido por IFUSP