Dupla-titulação

A dupla ou múltipla titulação é fruto de um convênio de cooperação internacional que permite que alunos da USP e de instituições estrangeiras troquem experiências em áreas afins e obtenham diplomas pelas universidades envolvidas. Todas as instituições estrangeiras com reconhecido saber nas diversas áreas do conhecimento podem formalizar convênios com a Universidade de São Paulo, desde que analisados e aprovados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e demais instâncias competentes.
Os pedidos são encaminhados pela unidade à PRPG pelo Portal de Convênios e o processo todo leva, em média, 3 meses para ser concluído, portanto é necessário que o(a) aluno(a) se programe rigorosamente antes de fazer a solicitação.


Documentos necessários à formalização do pedido de dupla-titulação junto à Comissão de Pós-Graduação
 

  1. Documento da Instituição Estrangeira com a anuência em relação às cláusulas da minuta de Convênio.
  2. Minuta do Convênio em português. Acesse o link "Editais e Minutas de Convênios" do site da PRPG para encontrar modelos de minuta em português e em outras línguas.
  3. Minuta do Convênio no idioma estrangeiro.
  4. Termo de compromisso em português (quando se tratar de Convênio Geral). O modelo de termo também está disponível no link de editais e minutas da página da PRPG.
  5. Termo de Compromisso no idioma estrangeiro (para Convênio Geral).
  6. Plano de Trabalho com a descrição e o cronograma de execução das atividades a serem realizadas em português.
  7. Plano de Trabalho com a descrição e o cronograma de execução atividades a serem realizadas no idioma estrangeiro.
  8. Diploma de graduação do(a) aluno(a) com respectivo registro, se for aluno(a) estrangeiro(a). Se for aluno(a) USP, a Ficha do Aluno é suficiente.
  9. Currículo atualizado do(a) orientador(a) estrangeiro(a).


Caso surjam quaisquer dúvidas em relação à minuta, ao termo de compromisso, ou a quaisquer outros procedimentos, pedimos aos alunos e orientadores que entrem em contato diretamente com a equipe de apoio do Portal de Convênios pelos e-mails portalconvenios@usp.br / prpg-convenios@usp.br, ou ainda pelo telefone + 55 11 3091 3062. É importante que a documentação seja entregue à Secretaria dentro dos moldes recomendados pela PRPG para ser encaminhada à Comissão de Pós-Graduação e, posteriormente, à Congregação do Instituto com maior celeridade.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas por meio do link "Dupla/Múltipla Titulação" do site da PRPG.