Colóquio Gleb Wataghin: Prof. Eugene Polzik

Por Andrea Wirkus
 
No próximo dia 31/10/2016 (segunda-feira), o IF, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, recebe o Dr. Eugene Simon Polzik, professor do Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhagen (Dinamarca). Especialista nas áreas de ótica quântica, física atômica e ciência quântica da informação, Polzik participará do Colóquio Gleb Wataghin no IF que também integrará a série USP Lectures da Pró-Reitoria de Pesquisa.
O encontro acontecerá no Auditório Abrahão de Moraes em uma iniciativa do Instituto de abastecer os estudantes, sobretudo os alunos de pós-graduação do IF, de estímulo acadêmico e incentivo profissional. 
 
O Colóquio Gleb Wataghin foi lançado com o propósito de trazer anualmente ao Instituto de Física um(a) grande pesquisador(a) que, além de ministrar uma palestra para um público com interesse geral em física, conversará exclusivamente com os pós-graduandos do IF por algumas horas
Durante tais encontros, o professor falará sobre sua carreira, dificuldades e brechas que encontrou ao longo da trajetória acadêmica e algumas perspectivas para o futuro.
 
A Secretaria de Pós-Graduação agendou dois horários de conversa no dia 31/10/2016, antes do colóquio:
 
  • no período da manhã, os pós-graduandos interessados poderão bater um papo com o Prof. Polzik entre as 10h e as 12h, na Sala do CTA - Sala 207 da Ala 1, andar térreo do Ed. Principal.
  • no período da tarde, a sala de defesas da CPG - Sala 211, Ala 2 do Ed. Principal - está reservada das 14h às 15h30. 
 
As rodas de conversa serão mediadas pelo presidente da Comissão da Pós-Graduação, Prof. Paulo Nussenzveig. É importante que os pós-graduandos encaminhem um e-mail para cpgusp@if.usp.br confirmando o interesse no encontro.

 
Colóquio e USP Lectures
 
Dentro de uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade, o colóquio com o Prof. Polzik também integrará o USP Lectures, projeto cujo objetivo é apresentar palestras de abordagem mais aprofundada sobre temas específicos. A última edição contou inclusive com a participação do Prof. Paulo Artaxo do IFUSP.
O colóquio conta com entrada franca e será transmitido pelo IPTV USP.
 
 
"PUSHING QUANTUM LIMITS - TELEPORTATION, TRAJECTORIES WITHOUT UNCERTAINTIES AND OTHER TRICKS"
 
31 de outubro de 2016
16h
Auditório Abrahão de Moraes - Instituto de Física da USP

 
Professor Eugene Simon Polzik
 
 
Expert externo do Comitê Nobel de Física, Eugene Polzik é atual professor do Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhagen (Dinamarca) e diretor científico do Centro Dinamarquês para Ótica Quântica (QUANTOP). Recebeu diversos prêmios da comunidade científica, entre eles o European Research Council Advanced Award. Entre outras contribuições, realizou a primeira demonstração de teletransporte quântico incondicional.