Minicurso


Estão abertas as matrículas para o minicurso PGF5354 - Inter particles correlations with small-angle X-Ray and neutron scattering techniques que vale 2 créditos no histórico acadêmico. A disciplina tem duração de 1 semana e as aulas serão ministradas pelo Prof. Francesco Spinozzi, especialista em técnicas de espalhamento a baixos ângulos da Università Politecnica delle Marche (Itália). Para realizar a matrícula, entregue na Secretaria o "Formulário de matrícula em disciplina(s)".
Alunos que não têm vínculo com o nosso programa podem se inscrever como alunos especiais mediante a apresentação de alguns documentos; clique aqui para ver quais são.

Veja, abaixo, o programa fornecido pelos professores (lembrando que o minicurso será oferecido em inglês).
 
Objetivos
As técnicas de espalhamento a baixos ângulos (RX e nêutrons, SAXS e SANS) vêm sendo utilizadas, na área de Biofísica Molecular, por um número grande de pesquisadores para investigar propriedades estruturais de membranas biológicas modelos e proteínas em solução. Normalmente informações sobre raio de giro, massa molecular e estados de oligomerização são facilmente obtidos a partir de dados de SAS. Entretanto, poucos cursos são voltados para descrever os princípios básicos de teoria de espalhamento e de interação entre objetos espalhadores utilizando conceitos de mecânica estatística, o que possibilita obtermos potencial de interação a partir das curvas experimentais de SAS.
 
Conteúdo
Conceitos básicos de teoria de espalhamento de radiacao eletromagnetica: conceitos de teoria de espalhamento> da equação master a fator deforma e fator de estrutura; sistemas de partículas diferentes: fator deforma efetivo e fator de estrutura efetivo; orientação randômica e interação isotrópica; fatores de forma de macromoléculas biológicas calculados a partir de PDB (Protein Data Bank); expansão multipolo; teoria de amostragem de Shannon; máxima entropia; potenciais de interação; funções de correlação radial; Equação Ornstein-Zernlke; correção perturbativa; aproximação de esfera média; esfera média reescalada; Solução Percus-Yevick para esferas duras; consistência termodinâmica e relação de vínculo de Rogers-Young; potencial DLVO; Random Phase Approximation; aplicações em interação proteína-proteína; Teoria de Para-Cristal em 1D, 2D e 3D; Teoria de Caillée e Teoria de Caillé Modificada; aplicações no empilhamento de bicamadas lipídicas.
Atividades extra-classe: hands-on modelagem usando o Software Genfit.