Professor especializado em Astrofísica Nuclear procura orientandos!

O Prof. Valdir Guimarães do Departamento de Física Nuclear está à procura de orientandos interessados em integrar dois projetos na área de Astrofísica Nuclear:

"1) Investigar a reação de captura de 22Na(p,g)23Mg através da reação de transferência 24Mg(3He,4He)23Mg. Essa reação de captura é importante para entendermos o fenômeno explosivo de nova clássica já que o 22Na é um dos elementos emissores de radiação gama, cujo gama pode ser observado e detectado por satélites espaciais. Essa medida será feita no laboratório IPN-Orsay, na França.
2) Investigar a reação de captura alfa 18O(alfa,gama)22Ne através da reação de transferência 18O(7Li,trition)22Ne ou 18O(6Li,alfa)22Ne. Essa reação de captura alfa é importante para entendermos a produção de nêutrons em estrelas gigantes vermelhas, já que os nêutrons são produzidos pela reação seguinte: 22Ne(alfa,neutron)25Mg. Essa medida será realizada ou no laboratório IPN-Orsay, França, ou no laboratório Maier-Leibnitz-Laboratorium (MLL) da Universidade Técnica de Munich, Alemanha."

O(a) aluno(a) interessado(a) deve entrar em contato com o professor pelo e-mail valdirg@if.usp.br.
Mais informações sobre o professor e os projetos de pesquisa podem ser encontradas em seu site pessoal: Valdir Guimarães.