Proposta de Criação de Novos Cursos de Bacharelado em Física Aplicada no IFUSP

Bacharelado em Física dos Materiais
Bacharelado em Física Médica e Biofísica
Bacharelado em Física e Tecnologia Nucleares

O presente documento apresenta uma proposta para a criação de três novos Cursos de Bacharelado em Física, dirigidos à formação de profissionais para atuar em áreas aplicadas de Física dos Materiais, Física Médica/Biofísica e Ciências e Tecnologias Nucleares.

Essa proposta é fruto de um longo processo de reflexão e discussão por parte de um conjunto de docentes do IF, que desenvolvem suas pesquisas predominantemente nessas áreas. Através dela, e reconhecendo o caráter dinâmico das funções e demandas sociais, busca-se adequar a formação oferecida pela instituição aos novos espaços de atuação dos profissionais em Física.

A elaboração dessa proposta exigiu empenho, análise do quadro social, reflexão sobre a formação oferecida pelo IF, levantamento de experiências de outras instituições, além de discussões e disponibilidade para a convergência de idéias e práticas. Uma proposta inicial foi formulada no início de 2003 e apresentada para discussão na comunidade do IF, em agosto de 2003, em um Workshop sobre a reforma curricular, paralelamente à outra proposta de reformulação do Bacharelado em Física, elaborada pela Comissão Coordenadora do Curso de Bacharelado (CoC-B).

Considerando a existência de propostas diferentes, a Comissão de Graduação do IF constituiu um Grupo de Trabalho para estudar a possibilidade de convergência dessas duas iniciativas, no sentido de definir um núcleo básico de disciplinas comum a todos os Cursos de Bacharelado a serem oferecidos pela instituição. Com o sucesso dessa iniciativa, estão sendo agora encaminhadas as propostas de reformulação curricular já revistas, contemplando-se as diferentes especificidades em conjuntos de disciplinas, a serem desenvolvidos paralelamente a um núcleo comum e ao longo de toda a formação. A interação entre pessoas com diferentes vivências, e com opiniões até mesmo divergentes, foi fundamental nesse processo, obtendo-se uma articulação entre as diferentes concepções que expressam a desejável pluralidade de idéias no IF.

Considerações Gerais
O Instituto de Física tem tradição em atuação nas múltiplas facetas das ciências nucleares, nas áreas de interface com setores biológicos e médicos e de física de materiais, através de atividades de pesquisa realizadas em diversos dos seus departamentos. Entretanto a inserção de seus formandos no mercado de trabalho potencial dessas mesmas áreas vem acontecendo de forma incipiente.

Paralelamente, nos últimos anos vem ocorrendo também uma crescente demanda por profissionais que estejam habilitados para atuar em ciências aplicadas e tecnologia, inseridos em funções sociais dentro de um largo espectro de serviços, desenvolvimentos de produtos e tecnologias que contribuem com o desenvolvimento da economia e com a melhoria da qualidade de vida. Certamente essa demanda por profissionais diferenciados comporta a participação ativa e criativa de indivíduos com formação em Física.

A demanda por recursos humanos habilitados e com formação mais aplicada existe tanto em laboratórios de pesquisa das diversas áreas do conhecimento, como no uso da tecnologia pela sociedade, em aplicações ligadas às áreas médicas, na industria que desenvolve tecnologia e novos materiais, atividades que exigem profissionais com uma formação multidisciplinar.

Numa lista não exaustiva é possível citar algumas dessas atividades: a produção e o uso de radioisótopos para diferentes fins, a utilização de tecnologias nucleares para diagnósticos e terapias em hospitais e clínicas médicas, a conservação de alimentos, a cura de tintas e vernizes e o tratamento de polímeros e monômeros através da irradiação, os testes não destrutivos em equipamentos e materiais de amplo interesse na indústria, o desenvolvimento de novas tecnologias para geração de energia nuclear com menor impacto ambiental, determinados estágios de fabricação de novos produtos e o desenvolvimento de novos materiais e a assessoria a organismos de controle do uso da radiação na sociedade. Em particular, mais de 90 % do mercado criativo de novos materiais da América Latina encontra-se na região da grande São Paulo, o que oferece um mercado de trabalho ímpar para profissionais diferenciados que podem atuar nas áreas de sensores, materiais de conformação, microeletrônica e no desenvolvimento de novos materiais de uma maneira geral.

Observa-se que o mercado de trabalho vem exigindo dos profissionais não apenas a competência técnica com as características descritas acima, mas também que os mesmos apresentem um perfil cada vez mais voltado para o trabalho em equipe, para a conscientização da importância de sua inserção num contexto social mais amplo, além de habilidade de renovação constante no desempenho de suas atividades profissionais. Assim sendo, além do conhecimento técnico são procurados profissionais que agreguem características adicionais como iniciativa, competência para o trabalho em grupo, capacidade de enfrentamento de novos problemas e de incorporação constante de novos conhecimentos, e com formação multidisciplinar. Algumas destas competências são muitas vezes avaliadas pelo setor de recursos humanos antes mesmo de subseqüentes entrevistas técnicas

A proposta da criação de três cursos de Bacharelado em Física Aplicada, em áreas de atuação do IF, procura ir ao encontro dessas demandas, visando formar profissionais com as características aqui apontadas. Esses cursos deverão prover os estudantes com os conhecimentos, as competências e as habilidades acima mencionados, a partir do aproveitamento da incontestável competência do IF nessas áreas, a serem desenvolvidas nas metodologias aplicadas às disciplinas de cunho experimental e teórico, aliando-se ainda a vertente tecnológica do IPEN e o conhecimento prático e teórico de outras Unidades da USP (IB, IQ, ICB, Poli).

Nesse contexto, os cursos que estão propostos deverão ser planejados de forma a conter atividades com caráter aplicado desde o início da graduação, para que desenvolvam as competências necessárias para o trabalho de pesquisa e desenvolvimento, além de dar oportunidade de formação multidisciplinar, visando a entrada do estudante num mercado de trabalho que já existe e experimenta um crescimento evidente nas áreas de atuação dos cursos propostos.

Grade Física dos Materiais
Grade Física Médica e Biofísica (optativas em Física Médica)
Grade Física Médica e Biofísica (optativas em Biofísica)
Grade Física Nuclear
A proposta da criação de três cursos de Bacharelado em Física Aplicada, em áreas de atuação do IF, procura ir ao encontro dessas demandas, visando formar profissionais com as características aqui apontadas. Esses cursos deverão prover os estudantes com os conhecimentos, as competências e as habilidades acima mencionados, a partir do aproveitamento da incontestável competência do IF nessas áreas, a serem desenvolvidas nas metodologias aplicadas às disciplinas de cunho experimental e teórico, aliando-se ainda a vertente tecnológica do IPEN e o conhecimento prático e teórico de outras Unidades da USP (IB, IQ, ICB, Poli).

Nesse contexto, os cursos que estão propostos deverão ser planejados de forma a conter atividades com caráter aplicado desde o início da graduação, para que desenvolvam as competências necessárias para o trabalho de pesquisa e desenvolvimento, além de dar oportunidade de formação multidisciplinar, visando a entrada do estudante num mercado de trabalho que já existe e experimenta um crescimento evidente nas áreas de atuação dos cursos propostos.

2. DIRETRIZES NORTEADORAS DO CURSO

3. APRESENTAÇÃO

4. GRADES

Grade Física dos Materiais

Grade Física Médica e Biofísica (optativas em Física Médica)

Grade Física Médica e Biofísica (optativas em Biofísica)

Grade Física Nuclear  

 
5. DISCIPLINAS DO BACHARELADO EM FÍSICA MÉDICA E BIOÍSICA  

Biologia Celular
Biologia Molecular do Gene
Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes e Não Ionizantes
Evolução dos Conceitos da Física
Física do Corpo Humano
Física Moderna II
Fisiologia
Fisiologia de Membranas
Fundamentos Físicos das Imagens Médicas
Interação da Radiação com a Matéria
Modelagem
Neurofisiologia
Processamento de Informação em Física Médica
Proteção Radiológica I
Química de Biomoléculas
Sistemas Dinâmicos em Biomedicina
Técnicas Espectroscópicas em Biofísica Molecular
Técnicas Experimentais em Física Nuclear
Termodinâmica e Mecânica Estatística
Termo-Estatística de Biomoléculas
Tópicos em Física Biomédica
Uso da Radiação na Medicina: Princípios Físicos

6. DISCIPLINAS DO BACHARELADO EM FÍSICA DOS MATERIAIS


Diagramas de Fases dos Materiais
Estado Sólido I
Estado Sólido II
Física dos Materiais I
Física dos Materiais II
Física Molecular
Materiais Cerâmicos
Materiais Metálicos
Materiais Nanoestruturados
Materiais Poliméricos
Mecânica Estatística
Métodos Experimentais em Física
Química
Simulações Computacionais em Física
Síntese e Processamento de Materiais
Técnicas Experimentais em Física dos Materiais
Termodinâmica

7. DISCIPLINAS DO BACHARELADO EM FÍSICA E TECNOLOGIA NUCLEARES  


Aceleradores de Partículas: Fundamentos e Aplicações
Aplicações da Radiação Ionizante e de Radioisótopos em Processos Industriais e no Meio Ambiente
Física Moderna II
Física Nuclear I
Fundamentos da Engenharia de Reatores Nucleares
Interação da Radiação com a Matéria
Proteção Radiológica I
Química
Técnicas Experimentais em Física Nuclear
Termodinâmica e Mecânica Estatística
Tópicos em Física Nuclear Aplicada
Utilização de Feixes Iônicos para Caracterização de Materiais

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