Disciplinas Optativas

As disciplinas optativas estão agrupadas em quatro diferentes blocos, segundo a natureza do conhecimento a ser trabalhado:
 
  • Bloco Temático – busca uma formação interdisciplinar em Ciências: mínimo 8 créditos.
  • Bloco de Ensino de Física e Ciências – busca aprofundamento em questões de Didática das Ciências e em Epistemologia e História da Física: mínimo 8 créditos.
  • Bloco de Educação – complementa a formação didático-pedagógica: mínimo de 4 créditos em Psicologia da Educação e de 4 créditos em disciplinas optativas.
  • Bloco Geral – com optativas livres que se relacionam com o curso: dedica-se à formação diversificada, em que os estudantes podem personalizar sua formação: mínimo de 12 créditos
Nos blocos onde há exigência mínima de créditos, procura-se garantir a complementação da formação didático-pedagógica do(a) estudante e a formação para a atuação na área de Ciências. A relação das disciplinas que compõem os blocos Temático e de Ensino de Física são apresentadas abaixo, na descrição de cada um desses blocos. O bloco de Educação é composto por qualquer disciplina ministrada pela Faculdade de Educação da USP e o bloco Geral inclui qualquer disciplina USP, inclusive as próprias disciplinas dos blocos anteriores, mas que não podem ser contadas em duplicata.
 
Bloco Temático
 
As disciplinas do Bloco Temático caracterizam-se por terem como objeto temas bem definidos, mas de caráter interdisciplinar. Seu objetivo é dar uma formação mais ampla no âmbito das Ciências que se voltam à natureza, fazendo com que o(a)s futuro(a)s docentes de Física possam atuar em interfaces disciplinares com professores de outras áreas. Este elemento é potencializado pelas demandas curriculares atuais, em que cada vez mais se exige o trabalho em áreas do conhecimento.
 
Neste bloco inclui-se disciplinas ministradas pelo próprio Instituto de Física, como as disciplinas interdisciplinares Física do Corpo Humano e Física do Meio Ambiente, mas valoriza-se a formação dada em cursos de outras unidades da USP, em especial o Instituto de Química, o Instituto de Geociências, o Instituto de Biociências e o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas.
 
Tabela I - Disciplinas do Bloco Temático
Unidade Disciplina
IQ-USP QFL0606 – Fundamentos de Química para Física
QFL1102 – Fundamentos de Química Experimental
QFL2637 – Química do Meio Ambiente 
QFL4725 – Temas Atuais da Pesquisa em Química 
QFL1701 – Introdução ao Ensino de Química 
OFL4650 – Tópicos da História da Química
IGc-USP GSA0409 – Geociências e Meio Ambiente 
GSA0101 – Introdução à Educação Ambiental com Ênfase nas Geociências 
0440107 – Dinâmica do Sistema Terra I 
0440108 – Dinâmica do Sistema Terra II 
0440620 – Geologia Geral
IB-USP BIF0443 – Fisiologia para o Ensino Médio 
BIZ0305 – Biologia do Desenvolvimento 
BIZ0445 – Abordagens interdisciplinares de Educação Ambiental 
BIO0300 – Abordagem multidisciplinar em Genética 
BIO0452 – Proteínas: Estrutura, Função e Biologia Celular 
BIO0450  Estratégias para o Ensino de Genética e Evolução no EM
ACA0115 – Introdução às Ciências Atmosféricas
IAG-USP
AGA0105 – Conceitos de Astronomia para Licenciatura 
AGA0106 – Astronomia de Posição
AGA0214 – Estrutura e Formação do Sistema Solar
AGA0215 – Fundamentos de Astronomia
AGA0316 – A Vida no Contexto Cósmico
AGA0317 – Experimentos de Astronomia para o Ensino de Ciências
AGA0416 – Introdução à Cosmologia
IF-USP 4300325 – Física do Corpo Humano  
4300346 – Física da Poluição do Ar
4300351 – Física do Meio Ambiente 
4300436 – Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes e não Ionizantes
 
Bloco de Ensino de Física e Ciências

O bloco de Ensino de Física e Ciências é formado por disciplinas com o objetivo apresentar o conhecimento produzido na interface entre Física e Ciências Humanas (Educação, Filosofia, História e Ciências Sociais). As disciplinas com interface com a Educação procuram adequar questões gerais básicas de ensino-aprendizagem a conteúdos específicos da Física, discutindo estratégias e propostas para seu ensino, projetos já desenvolvidos e propostas de material didático, assim como aspectos da tecnologia educacional voltados à especificidade do ensino de Física. Trata-se de fornecer a(o) estudante subsídios para que possa atuar no âmbito da sala de aula.
 
Neste bloco também há disciplinas em que se busca a relação da Física com o conhecimento histórico, social e cultural. As disciplinas debatem as características do conhecimento físico e as implicações das mesmas ao ensino, envolvendo processos históricos de construção destes conhecimentos e suas relações com a sociedade e a cultura em geral.
 
Tabela II - Disciplinas do Bloco de Ensino de Física e Ciências
Unidade Disciplina
IF-USP 4300456 - Produção de Material Didático
4300459 - Tecnologias da Informação e Comunicação    
4300491 - Introdução à Pesquisa em Ensino de Física 
4300234 – Física no Ensino Fundamental
4300220 - Processos Criativos em Ciências: da Imaginação à Divulgação Científica
4300380 – Ciência e Cultura 
4300461 - Tecnologia para o Ensino de Física I 
4300462 - Tecnologia para o Ensino de Física II
4300231 - Introdução à Epistemologia das Ciências
4300353 - Tópicos de História da Física Clássica
4300454 - Tópicos de História da Física Moderna
4300405 - Evolução dos Conceitos da Física
FFLCH-USP FLF0471 - Filosofia da Física   
FLF0487 - Tópicos de Filosofia da Física
FLF0368 - Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência
FLH0444 - História da Ciência, da Técnica e do Trabalho
Bloco de Educação
 
O bloco de Educação é composto por disciplinas oferecidas pela Faculdade de Educação (FEUSP), as quais têm como função complementar a formação fornecida pelas disciplinas do núcleo fundamental. 
 
Bloco Geral
 
O bloco Geral está aberto para qualquer disciplina USP que se relacione com as áreas que compõem o curso. Espera-se com ele que o(a)s estudantes possam personalizar seu currículo e se aprofundar em temáticas de interesse.
 
 
 
 

Desenvolvido por IFUSP