abr
23
2025
By cpgi
Nome do palestrante:
Profa. Dra. Viviane Florentino de Melo (UFBA)
Resumo:
Atualmente, a área de pesquisa em Ensino no Brasil reúne profissionais de diversas áreas, tornando-a plural, multifacetada e, por vezes, controversa. O autoconceito, um constructo central na psicologia, desempenha um papel fundamental na compreensão do comportamento humano. No contexto profissional, tem sido utilizado para analisar atitudes no trabalho com base nas características individuais dos sujeitos. Dada a relevância desse constructo, objetivamos com essa pesquisa elaborar e validar uma escala de autoconceito profissional de pesquisadores em Ensino. Para tanto, elaboramos e validamos um roteiro de entrevista para pesquisadores da área baseado na dimensão constitutiva do autoconceito para acessar sua dimensão operacional. Essa etapa teve como resultado um roteiro de entrevista composto por 33 questões que objetivam identificar quais aspectos do autoconceito da pessoa se relacionam com sua atuação enquanto pesquisador na área de Ensino. A validação do roteiro contou com a participação de cinco juízes, pesquisadores com experiência em pesquisas qualitativas, e como resultado 19 questões foram adaptadas. Na etapa subsequente, 22 pesquisadores da área foram entrevistados, o conteúdo das entrevistas foi segmentado resultando em seis classes semânticas distintas, a saber: Trajetória e atividades, Relações interpessoais, Ajustamento, Status, Características pessoais e Competência. A partir desse resultado, itens foram elaborados para compor a primeira versão da escala. Essa versão será submetida à validação por pares, para averiguar a adequação semântica dos itens às classes resultando no instrumento piloto, que será submetido à validação amostral, na qual analisaremos suas propriedades psicométricas.
Data:
terça-feira, 29 Abril, 2025 - 16:00
Local:
Auditório Adma Jafet