Feiras de Ciências na Educação Básica: relatos de experiências na formação de alunos e de professores

Nome do palestrante: 
Sandra Tonidandel–Colégio Dante Alighieri e Leandro Alves dos Santos –SME-SP, DRE Campo Limpo
Resumo: 
Neste seminário serão apresentados exemplos de atividades realizadas na perspectiva do ensino de Ciências Naturais para o Ensino Fundamental 2, com base no Ensino por Investigação (EI) e seus desdobramentos teórico-práticos. O eixo central trará as questões abertas do EI no currículo e a intersecção com o processo de produção autoral no percurso do ano letivo em sala de aula e nas comunicações realizadas durante a feira de ciências de abordagem investigativa para a comunidade. Trataremos também da constituição de abordagens formativas e de projetos interinstitucionais a saber: a) Ciena comunications: Encontro dos estudantes com físicos e engenheiros em conversa sobre fibras ópticas e armazenamento em nuvem. b) Garatea E, experimentos científicos que foram testados em condições estratosféricas. c) Cimento Espacial, projeto em parceria com Dante Alighieri e Projeto Âncora para o desenvolvimento de experimentos para serem testados em ambiente de microgravidade na ISS. d) Constituição de um grupo de referência de professores de Ciências do território Campo Limpo para Análise dos cadernos da cidade com sequências de ensino investigativas. e) Ações interdisciplinares com Geografia, em uma formação sobre rochas e ODS, f) Compartilhamento de metodologias presentes no Currículo de Tecnologias para Aprendizagem (Ensino por investigação, APB, aprendizagem baseada em jogos e na cultura maker. g) Uso de princípios da Educomunicação para construções de pautas no Rolê científico. h) Promoção no território, do projeto Meninas com Ciência na USP em 2018.
Data: 
terça-feira, 7 Maio, 2019 - 16:00
Local: 
Auditório Adma Jafet

Desenvolvido por PIEC-USP