out
19
2018
By cpgi
Nome do palestrante:
Prof. Dr. João Rodrigo Santos Silva - UFABC
Resumo:
Quando se inicia uma trajetória acadêmica, considerando se tornar docente, a formação para a docência é algo questionável. Formamos pesquisadores-professores ou só pesquisadores que ensinam? Como se forma professores para formar professores? Seria por isso que as práticas de ensino tanto pesquisadas não chegam às escolas? Considerar tais questões é ponto de partida para discutirmos a preparação do profissional para a docência. A universidade trabalha voltada a um tripé acadêmico e a nossa formação se desenvolve na pesquisa e parcialmente no ensino. Além disso, em geral, nos formamos em um tipo de pesquisa, com um aporte teórico, sendo que a Universidade precisa cada vez mais de múltiplos conhecimentos. A escolha pelo estilo da pesquisa, das ações, da didática tem uma relação direta com nossa trajetória como aluno e professor. Pesquisadores apontam que, nos primeiros anos de docência, testamos nossas práticas para assim incorporar um modelo pedagógico de ação. Nossas crenças, saberes, práticas profissionais são incorporadas à atividade docente e de pesquisa. Mas a pergunta principal é: minhas pesquisas são para a ciência, para minhas questões ou para a educação como um todo? Como posso querer que os estudantes desenvolvam suas pesquisas e suas trajetórias se eles podem ver no professor o caminho a ser seguido? Nesse intervalo, tem o objetivo final, ser professor universitário (e de preferência em uma instituição pública). Como convencer que minhas ideias são boas? Só minhas ideias e ideais são suficientes? Nesse seminário, procuramos refletir sobre como nossas memórias, trajetórias e crenças influenciam e traçam não só a nossa prática docente como as nossas linhas de pesquisa. E, tudo isso, ainda pode influenciar nos concursos de sua área.
Data:
terça-feira, 23 Outubro, 2018 - 16:00
Local:
Auditório Adma Jafet