mai
28
2021
By cpgi
Nome do palestrante:
Prof. Dr. Paulo Roberto Menezes Lima Junior - UnB
Resumo:
Este seminário apresenta a noção de gosto pela docência como um marco teórico para analisar o desenvolvimento dos professores de ciências. Baseamo-nos no trabalho de Pierre Bourdieu e John Dewey para explicar como os professores distinguem práticas admiráveis e, ao fazê-lo, distinguem-se como profissionais inspiradores. Para ilustrar o marco teórico do gosto pela docência, relatamos uma pesquisa biográfica sobre a história de vida de Tomas, um homem branco reconhecido nacionalmente por sua atividade docente. Esta investigação foi inspirada nos retratos sociológicos de Bernard Lahire. Os resultados indicam como a disposição prática desempenhou um papel importante no desenvolvimento do gosto de Tomas pelo ensino de ciências, produzindo uma forte continuidade entre suas primeiras experiências como menino criado em uma família de trabalhadores da construção e suas experiências posteriores como biólogo e professor de ciências realizando atividades baseadas em investigação. Implicações para a formação de professores são discutidas.
Acesso pelo YouTube: https://youtu.be/6G5sx5qdh3g
Data:
terça-feira, 1 Junho, 2021 - 16:00
Local:
Outros