Pensamento Crítico na Educação em Ciências: propostas e desafios no âmbito das investigações no contexto brasileiro

Nome do palestrante: 
Profa. Neide Maria Michellan Kiouranis (UEM)
Resumo: 
Os avanços no campo dos conhecimentos científicos e tecnológicos têm promovido profundas mudanças, em todos os aspectos da vida em sociedade. Nesse cenário complexo, marcado pelo fluxo intenso de (des)informação assistimos às inúmeras respostas que o planeta tem dado acerca de sua fragilidade e finitude. No campo educacional torna-se urgente valorizar um dos pilares do desenvolvimento de capacidades do pensamento crítico, amplamente veiculado em documentos oficiais, educacionais, voltado à formação de cidadãos mais conscientes, críticos e criativos, capazes de tomar decisões e solucionar problemas de natureza, social, ambiental, econômica, cultural e política, dentre outros, que afetam a humanidade. Em vista dessas necessidades e reflexões, o que se propõe é abordar algumas compreensões acerca da Teoria do Pensamento Crítico- PC, na Educação em Ciências, com destaque aos quadros teóricos de autores como Ennis, Tenreiro-Vieira e Vieira, voltados para o campo educacional. Destaca-se também, a importância de se valorizar estratégias intencionalmente orientadas para a promoção do PC. Além disso será apresentado um panorama das investigações em Educação em Ciências, voltadas ao PC, realizadas no cenário brasileiro, com ênfase às pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Estudos em Educação Química/ UEM. Link da Transmissão no Youtube: https://youtube.com/live/yVGBq_o3D0U
Data: 
terça-feira, 31 Outubro, 2023 - 16:00
Local: 
Auditório Adma Jafet

Desenvolvido por PIEC-USP