Pode a educação em ciências contribuir para a justiça social? Entre colonialidades e pedagogias decoloniais

Nome do palestrante: 
Profa. Dra. Suzani Cassiani (UFSC)
Resumo: 
Em oposição a narrativas ocidentalizadas sobre ciência e objetividade, responsável pela subalternização de povos pelo mecanismo da colonialidade do saber, discutimos possibilidades de olhar para a produção dos conhecimentos científicos considerando contextos e conhecimentos desde outros sujeitos do conhecimento. Utilizamos a interseccionalidade para aprofundar discussões trazidas de dentro das ciências pelas epistemologias feministas, em um movimento de revelar a potência epistemológica presente nas ações de sujeitas atravessadas por marcadores sociais, como classe e raça. Pretendemos compreender como essas questões de base podem contribuir com anúncios para a discussão epistemológica, na educação em ciências que seja antirracista, antissexista e antihomofóbica em acordo com os pressupostos da justiça social. Acesso pelo YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCruDA1bd8YO58kz0pixxRsw.
Data: 
terça-feira, 10 Novembro, 2020 - 16:00
Local: 
Outros

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