set
04
2020
By cpgi
Nome do palestrante:
Prof. Dr. Leonardo Lago (Universidade de Cambridge)
Resumo:
Neste seminário abordaremos a tradição de pesquisa em educação conhecida como diálogo de sala de aula ou ensino dialógico, dando ênfase principalmente aos estudos empíricos que relacionam as interações discursivas com o aprendizado dos estudantes. Serão apresentados e discutidos estudos intervencionistas que desenvolvem as habilidades discursivas tanto de professores e estudantes, seja durante o trabalho em grupo ou durante a discussão em plenária. Um consenso dessa área de pesquisa é que existem formas de dialogar mais produtivas do que outras do ponto de vista acadêmico, isto é, que desenvolvem o raciocínio e a apreensão dos significados contidos no conhecimento. Exploraremos também alguns elementos dos programas de formação de professores que estes estudos dizem ser relevantes e efetivos. Por fim, apresentaremos alguns dados de nossa pesquisa conduzida em duas escolas públicas cujo objetivo era explorar algumas dimensões dialógicas da sala de aula.
Acesso pelo YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCruDA1bd8YO58kz0pixxRsw
Data:
terça-feira, 8 Setembro, 2020 - 16:00
Local:
Outros