Aluno em convênio de dupla titulação fala sobre sua experiência no IFUSP

Por Renata Matsumoto

Publicado em 29/07/2015

Kévin Bougis é aluno em convênio de dupla titulação entre a Université Bordeaux 1 e o Instituto de Física da USP. Ele está sob orientação dos Profs. Frédéric Nallet (Université Bordeaux 1) e Laurence Navailles (pesquisadora do CNRS, no Centro de Pesquisas Paul Pascal - CRPP), na França, e da Profa. Elisabeth Andreoli de Oliveira (Instituto de Física da USP), no Brasil.

Kévin faz um relato sobre sua experiência no IFUSP. "Meu nome é Kévin Bougis e sou um aluno francês de doutorado trabalhando tanto na Universidade de São Paulo quanto na Universidade de Bordeaux (na França). Até o momento, tive a oportunidade de vir ao IFUSP duas vezes para trabalhar por dois meses em cada uma delas. Minha primeira impressão quando eu cheguei foi a surpresa de ver como as pessoas brasileiras poderiam ser amigáveis e isso foi ótimo. Com os pesquisadores e estudantes do Grupo de Fluidos Complexos, eu pude fazer alguns experimentos de espalhamento de raios X em máquinas potentes que também têm alta resolução. Pude discutir e trabalhar com professores que têm um grande conhecimento dessa técnica para melhorar minha compreensão sobre ela e possivelmente desenvolver algum modelo teórico" (tradução nossa), conta.

O aluno conclui dizendo: " morar em São Paulo e trabalhar no IFUSP foram uma experiência muito agradável para mim" (tradução nossa).

Foto (acervo pessoal): aluno Kévin Bougis (ao fundo, à dir.), aluno Eraldo de Sales (ao fundo, à esq.), aluno Pedro Leonidas Oseliero Filho (na frente, à esq.) e aluna Bárbara Bianca Gerbelli (na frente, à dir.).