Doutorando do IFUSP relata sua experiência na Yeshiva University (EUA)

Por Renata Matsumoto

Publicado em 20/07/2015

Alexandre Barros de Almeida, doutorando sob orientação do Prof. Adriano de Mesquita Alencar, é mais um aluno que foi contemplado com uma bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), da CAPES. O estágio de Alexandre está sendo realizado na Yeshiva University, em Nova York.

Alexandre relata que está tendo um bom estágio nos Estados Unidos. "No período de Set/2014-Ago/2015 tive a oportunidade de realizar um estágio de doutorado sanduíche com financiamento da CAPES. Fui trabalhar na “Yeshiva University”, que se localiza na cidade de Nova York, onde fui supervisionado pelo Prof. Sergey Buldyrev, que é um grande pesquisador na área do projeto em que atuo", diz.

O aluno descreve um pouco de seu projeto de pesquisa no exterior. "O projeto é desenvolvido no Laboratório de Micro reologia e fisiologia Molecular (LABM²), e trata do estudo da teoria capilar com um modelo gás de rede, com aplicações à fisiologia pulmonar. Durante o estágio, tive fácil acesso ao Prof. Buldyrev, com quem pude discutir o trabalho que vinha sendo desenvolvido e aprender novas metodologias. Nós realizamos os mesmos estudos que haviam sido feitos da teoria capilar, mas na nanoescala utilizando simulações de dinâmica molecular. Esses estudos estão sendo realizados em colaboração com o Prof. Nicolas Giovambattista do “Brooklyn College”, com quem também pude discutir nosso trabalho. Com os resultados obtidos, estamos trabalhando na publicação de um artigo", afirma.

O doutorando também ressalta os aspectos pessoais de seu estágio. "Fora a experiência acadêmica, também pude viver numa cidade como Nova York. Aqui pude aprimorar meu inglês, fazer amigos de várias partes do mundo e conhecer culturas diferentes. Além disso, pude visitar os vários museus e atrações da cidade. Em suma, a oportunidade de realizar esse estágio me proveu de um grande enriquecimento acadêmico e pessoal", conclui.

Fotos: acervo pessoal