Aproveitamento de Estudos

 

CALENDÁRIO


01 a 03/07/2020 - Solicitações para o 2º semestre de 2020.
07 a 09/12/2021 - Solicitações para o 1º semestre de 2021.
 
Ingressantes FUVEST/SISU têm até 03 dias após a matrícula presencial para entrega das solicitações de aproveitamento/dispensa de disciplinas.
 

Prováveis formando no semestre podem solicitar aproveitamento ao tomar ciência da Contagem de Créditos.

 


Os requerimentos devem ser realizados junto à Seção de Alunos nos períodos descritos do calendário escolar.

O requerente deve verificar a compatibilidade entre as disciplinas cursadas e as que solicita aproveitamento. Esta compatibilidade está relacionada à Carga Horária e ao Conteúdo Programático das disciplinas.

Disciplinas cursadas há mais de 10 anos não serão aceitas para fins de aproveitamento, a menos que o requerente comprove não ter perdido contato com o conteúdo da disciplina no período (aulas, atividades profissionais, entre outros).

Os pedidos de dispensa de cursar disciplinas serão homologados pela CG da Unidade, após manifestação do Departamento ou órgão responsável. Disciplinas cursadas fora da USP somente poderão ser aproveitadas até o limite de dois terços do total de créditos fixado para a integralização do respectivo currículo (Art. 79, RG).


 
Bacharelado
 
Alunos do curso Física Bacharelado não podem fazer estas disciplinas da licenciatura para solicitar pedido de equivalência e dispensa da disciplina correspondente no bacharelado.
 

Consulte o Manual do Bacharelado em Física 2016.

 



 
Documentos Necessários:
 
  1. uma cópia do Histórico Escolar da IES externa, por formulário preenchido;
  2. Conteúdo Programático com carimbo da Instituição de Ensino de todas as disciplinas informadas como cursadas no formulário.
  • Dispensas entre os cursos do IFUSP: Preencher os formulários de equivalências pré-estabelecidas.
 
Obs.: Alunos da Licenciatura atentem-se às Normas da CG, para equivalência das disciplinas 4300271, 4300255 e 4300375.
Formulário / Alunos do Bacharelado
Formulário / Alunos da Licenciatura
 



 

Recursos

“Sendo indeferido o requerimento, o aluno tem o prazo de dez dias, contados a partir da data em que tomou ciência do indeferimento, para recorrer da decisão, apresentando novas razões que possam justificar novo julgamento.
 

Se a CG mantiver o indeferimento, encaminhará o recurso à Congregação e se esta deliberar pelo indeferimento o aluno poderá recorrer da decisão, no prazo regulamentar. A Congregação, mantendo sua decisão, encaminhará o recurso ao Conselho de Graduação.”