Matricula Semestral

 
Matrícula no 1º Semestre de 2022
 
- 30/11 a 13/12: Ajuste do Período Ideal.
- 06/12 a 13/12: Transferência de Turno.
- 06/12 a 13/12: Primeira Interação.
- 16/12 e 17/12: Primeira Consolidação.
- 24/01 a 31/01: Segunda Interação
- 03/02 e 04/02: Segunda Consolidação.
- 03/03 a 10/03: Retificação.
- 03/03 a 10/03: Requerimento.
- 11/03 a 18/03: análise dos requerimentos pelos docentes. 
- 01/04: deferimento automático dos requerimentos sem parecer. 
 
Interações
 
- etapa obrigatória.
- o aluno se inscreve nas disciplinas que pretende cursar no semestre.
- as duas interações têm o mesmo peso.  
- não há preferência por ordem de inscrição.
- é feito diretamente no Jupiterweb.
 
Situação das disciplinas
 
- MA (Matriculado).  
- I (Inscrito): requerimento aguardando avaliação. Acompanhe no Jupiterweb.

- P (Pendente): há falta de requisito; ou conflito de horário; ou falta de vaga. A pendência deve ser corrigida através da Retificação/Requerimento.

 
A vaga na turma é determinada pelo Jupiterweb, independentemente da inscrição no e-Disciplinas/Moodle.
 
Consolidações
 
- é o processamento das interações pelo Jupiterweb.
 
Retificação
 
Os alunos que têm disciplinas inscritas via interações podem solicitar: 
 
- inclusão de uma turma: que seja oferecida para seu curso e turno; que não falte requisito; que tenha vaga disponível; sem conflito de horário.
- exclusão de disciplinas incluídas via interações. 
- o aluno deve permanecer matriculado em 12 ou mais créditos (não vale para o 1º Semestre de 2022).
 
Requerimento
 
Os alunos que têm disciplinas inscritas via interações podem requerer: 
 
- vaga em uma disciplina ou turma que não é oferecida para o seu curso/turno. 
- vaga em uma disciplina para a qual não tem requisito.
- vaga em uma turma lotada.
- vaga em uma turma com conflito de horário.
 
- o requerimento é aberto pelo aluno no Jupiterweb / Requerimento / Requerimento de Matrícula. 
- a avaliação é feita pelo docente ou departamento responsável pela disciplina. 
- o aluno deve acompanhar o andamento no Jupiterweb.
 
Recurso de Requerimento
 
- em até 10 dias corridos após o requerimento ter sido negado o aluno pode entrar com recurso; 
- envie para salunosif@usp.br seu nome completo, número USP, sigla e turma da disciplina e justificativa; 
- enquanto o recurso aguarda avaliação do docente/departamento, a disciplina constará no Jupiterweb como inscrita (I); 
- o aluno deve acompanhar o andamento pelo Jupiterweb. 
 
Ajuste do Período Ideal
 
- critério: Jupiter / Período de matrícula ideal / Critério.
- o número de alunos que se inscrevem em uma determinada turma pode ser superior ao número de vagas disponíveis. Neste caso, terão prioridade os alunos cujos Períodos de Matrícula (PM) sejam mais próximos do Período da Disciplina (PD).
- o PM pode ser ajustado durante a primeira interação de cada semestre. 
- consulte o seu PM: Jupiterweb > Matrícula > Período ideal calculado. 

- consulte o PD das disciplinas do seu curso.

 
 
Saiba mais

FAQ Jupiterweb

 

 

Slide Show da Home Page