MATRÍCULA: exerça-a com RESPONSABILIDADE
"A época de matrícula, a cada semestre, deve ser considerada pelos alunos como um momento de planejamento responsável, em relação à sua formação e à sua carreira. É uma oportunidade importante para avaliar os resultados obtidos, as dificuldades encontradas, as expectativas e as reais possibilidades de cada um.
As escolhas de disciplinas, para o semestre seguinte, devem ser feitas com atenção, levando em conta pré-requisitos e horários disponíveis, pois elas traçam seu caminho na instituição. Os pré-requisitos são de fato necessários e devem ser considerados seriamente, pois fazem parte da estrutura curricular. Dispensas desses requisitos serão concedidas apenas em casos muito especiais e suficientemente justificados.
O momento da matrícula deve ser encarado com responsabilidade, para que suas opções sejam as melhores possíveis e seu currículo, no futuro, valorizado.
Ao mesmo tempo, para o bom funcionamento do Instituto, os períodos para retificação de matrícula não poderão ser encarados como novos períodos de matrícula. Apenas serão aceitas, nessa ocasião, de fato retificações que possam ser justificadas, seja por pendências anteriores, seja por problemas decorrentes de definições do sistema júpiter.
Boa matrícula!
Comissão de Graduação"
- INSTRUÇÕES PARA MATRÍCULA
(Matrícula, Matrícula por Requerimento, Retificação e Trancamento de Matrícula)
Neste link você poderá encontrar maiores informações e se interar sobre o período de Interações de Matrícula.
1) MATRÍCULA: Deverá ser efetuada obrigatoriamente no período descrito no calendário acadêmico via JUPITER WEB – www.sistemas.usp.br - Júpiter WEB. Para isso, o aluno deverá acessar o sistema matriculando-se em disciplinas obrigatórias para seu curso, bem como, em disciplinas optativas.
- No caso de disciplinas optativas de outros Institutos, o aluno deverá matricular-se em número superior ao desejado, na ordem de sua preferência, para maior oportunidade de seleção. A seleção será necessária caso o número de alunos inscritos ultrapasse o total de vagas na turma/disciplina escolhida, sendo efetuada, automaticamente, pelo Sistema Júpiter, depois de encerradas todas as matrículas. Nesse caso, a maior parte das unidades utiliza como critério dar preferência aos alunos com maior número de créditos concluídos e/ou melhor média ponderada, de acordo com os termos da Resolução CoG 4749/00, podendo ainda a Unidade que ministra a disciplina propor outro critério.
- No caso de disciplinas optativas oferecidas pelo próprio IF, somente em casos específicos (que envolvem laboratórios) ou em situações excepcionais têm sido necessário adotar um critério seletivo.
- Caso as disciplinas de interesse do aluno não estejam disponíveis na tela do Júpiter, o aluno deverá verificar se tem de fato os requisitos para cursá-las e, persistindo o problema, solicitar matrícula por requerimento.
- O aluno deverá matricular-se em no mínimo 12 créditos.
- Conflito de Horário: O aluno deverá ficar atento para evitar conflitos de horário, pois esses serão automaticamente excluídos pelo sistema, depois do término do período de matrícula e a confirmação das disciplinas optativas. Esses conflitos deverão ser resolvidos, impreterivelmente, durante o período de retificação de matrícula.
- Situação de Matrícula: O aluno somente será considerado matriculado em uma disciplina se estiver na condição MA (Matriculado). No período logo após a matrícula, e temporariamente, o aluno poderá ter disciplinas na situação P (Pendente) ou I (Inscrito), para os casos em que tiver sido solicitado requerimento, para disciplinas cujos pré-requisitos ainda não tiverem sido concluídos ou para disciplinas optativas, antes da consolidação das matrículas (processo envolvendo todas as disciplinas USP). Ao persistirem essas indicações, contudo, o aluno deverá procurar a Seção de Alunos para verificar o motivo.
Orientação Geral: Solicitamos aos alunos que acompanhem sempre a situação de suas matrículas através do Sistema Júpiter-Web e mantenham impressas as consultas para que, no caso de ocorrências, tenhamos como resolvê-los junto aos responsáveis.
2) MATRÍCULA POR REQUERIMENTO: No caso do aluno não conseguir efetuar a matrícula em alguma disciplina ou se não for possível finalizar a matrícula no período correto, via WEB, deverá solicitar a matrícula através do preenchimento de requerimento, na Seção de Alunos.
- Nesses casos, o aluno deverá guardar o número do protocolo de seu requerimento caso surjam eventuais problemas posteriores. O aluno deverá encaminhar apenas um requerimento para cada solicitação.
- Os alunos deverão estar atentos para os prazos de solicitação de requerimentos. Não serão aceitos requerimentos fora dos períodos indicados.
- É importante que os alunos se organizem para efetuar todos as solicitações por requerimento de uma só vez, evitando sucessivas idas à Seção de Alunos e permitindo, assim, que os serviços da seção sejam otimizados.
- As solicitações de aproveitamento de estudo deverão seguir os mesmos procedimentos e prazos que os requerimentos, com exceção feita aos alunos ingressantes pela FUVEST, no semestre de ingresso.
3) RETIFICAÇÃO DE MATRÍCULA: No período de retificação não serão aceitas novas matrículas, mas apenas alterações pendentes nas matrículas anteriormente realizadas, devido aos resultados das recuperações, eventuais conflitos de horário ou situações decorrentes de respostas de solicitações por requerimentos.
- Nesse período o aluno poderá excluir ou incluir disciplinas, observados os requisitos exigidos e a existência de vagas, em função das disciplinas optativas nas quais tiver obtido matrícula e da resolução de situações pendentes, encerrando assim seu processo de matrícula.
- Não havendo alterações a serem efetuadas em relação às disciplinas escolhidas na matrícula, o aluno não deverá comparecer à Seção de Alunos, pois as retificações serão automaticamente validadas. Não é necessário RATIFICAR matrículas, ou seja, confirmar a matrícula já realizada.
4) TRANCAMENTO PARCIAL: O trancamento em uma ou mais disciplinas deve ser efetuado, quando o aluno o desejar, apenas no período indicado, e através de seu comparecimento à Seção de Alunos. Esse procedimento é possível desde que os alunos não fiquem matriculados em menos de 12 créditos-aula no semestre em curso.
Atenção para os procedimentos acima citados e para o calendário escolar que pode ser retirado na Seção de Alunos ou impresso em nossa página na internet. Não serão aceitos pedidos, para os procedimentos acima descritos, fora dos prazos estipulados no calendário escolar.
Seção de Alunos