Normas e Procedimentos no IFUSP

COLAÇÃO DE GRAU – IF

A Sessão Solene será realizada nas 3ªs. sextas-feiras de março e de setembro, preferencialmente no Anfiteatro Camargo Guarnieri ou no Auditório Abrahão de Morais.
Compõem a mesa:
a.      Diretor
b.      Presidente da CG
c.      Coordenadores das CoC´s
d.      Homenageado (1 ou 2)
e.      Paraninfo (1 ou 2)
f.       Patrono.

Atribuições:

a)      Da Assistência Acadêmica:

a.       Providenciar água e toalha para a mesa.
b.      Solicitar a reserva de auditório e equipamento (som e/ou informática).
c.       Providenciar ofício convidando os homenageados, paraninfos, patronos, participantes da mesa, Chefes de Departamento e Presidentes de Comissões.
d.      Divulgação no BIFUSP e na intranet.
e.      Providenciar crachás e respectivos suportes para a mesa.
f.        Providenciar Hino Nacional.

b)     Da Seção de Alunos:

a.   Providenciar água e copos;
b.   Cerimonial (ver roteiro da cerimônia)
c.   Providências administrativas:
Receber contagem de créditos em meados dos meses de maio e outubro e Prepará-las para divulgação nos meses de julho e novembro.
Providenciar listas de acompanhamento das etapas da contagem até a colação.
Requerer a montagem de uma Comissão de Formatura junto aos alunos e, caso haja, colaborar enviando a divulgação solicitada por eles.
Efetuar checagem de notas em meados dos meses de dezembro e novamente em fevereiro, para o primeiro semestre e, em meados dos meses de julho e novamente em agosto, para o segundo semestre.
Realizar a checagem, para alunos de licenciatura, dos estágios cumpridos junto à Faculdade de Educação.
Enviar e-mail aos alunos sobre cada etapa a ser cumprida, lembrando prazos e eventos a serem realizados.
Solicitar preenchimento do formulário de colação de grau e de justificativa, para os que forem participar da colação emergencial.
Solicitar a confirmação da presença dos formandos por e-mail.
Providenciar lista de presença, certificados, roteiro da cerimônia e ata para o dia da colação.

c)      Alunos:

a.       Comissão de formatura
Enviar e-mails, através da Seção de Alunos, sobre o andamento da organização do evento;
Convidar os Professores homenageados, paraninfos e patronos antecedendo a Assistência Acadêmica e comunicá-la quando da confirmação da presença dos mesmos;
Informar à Seção de Alunos as decisões tomadas a respeito de músicas, nomes dos homenageados e outras que possam interferir na cerimônia;
Caso haja um Cerimonialista, colocar o mesmo em contato com a Seção de Alunos, com 30 dias de antecedência;
Definir, no local do evento, um espaço para que os funcionários da Seção de Alunos realizem seu trabalho (coleta da assinatura da lista de presença, assinatura da ata e entrega de certificados).
Havendo apresentações de Coral ou outros Músicos, reservar espaço para os integrantes concentrarem-se antes da apresentação.

Cronograma de atividades:
  •  Janeiro: Colação simples (Diretoria)
  • 1ª. semana de março: Fazer ofício convidando chefes de Departamento e Presidentes de Comissão para a colação de grau
  • 2ª. semana de março: encaminhar matéria ao BIFUSP e divulgar via intranet
  • 3ª. sexta-feira de março: colação solene.
  •  Julho: colação simples
  • Setembro: reservas de auditório para os meses de março e setembro do ano subseqüente
  • 1ª. semana de Setembro Fazer ofício convidando chefes de Departamento e Presidentes de Comissão para a colação de grau
  •  2ª. semana de Setembro: encaminhar matéria ao BIFUSP e divulgar via intranet
  •  3ª. sexta-feira de setembro: colação solene.