04/06/2020 - Orientações Gerais para as ATPAs

Orientações Gerais para as ATPAs

As Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPAs) devem ser cumpridas por meio de atividades extracurriculares (para ingressantes a partir de 2019). Há certa liberdade de escolha pelos estudantes, que elaboram um portfólio, mas a validação das mesmas passa por aprovação da Comissão de Coordenação do Curso. Para esta validação o estudante deve se matricular na disciplina Projetos – ATPA, de preferência no semestre que antecede seu término no curso.

Diferentes atividades podem ser contempladas: Iniciação Científica, Iniciação à Docência; Residência Pedagógica, Participação em Projetos, ou Grupos de Pesquisa; Participação em Seminários, Palestras e Congressos; Ações de Divulgação Científica ou Educação Não-Formal, Participação em projetos de Extensão Universitária; Monitorias etc. Estimula-se ao máximo que os estudantes, ao longo de toda a sua formação, participem da maior diversidade de atividades possível.

O estudante precisa apresentar um portfólio contendo registros e certificados das atividades desenvolvidas.

Ao todo, o estudante precisa cumprir, no mínimo, 200h de ATPAs, divididas em diferentes atividades.

Seguem três arquivos em anexo, que têm a intenção de orientar as atividades e contribuir para a estruturação do portfólio de cada estudante.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Grata, Cristina Leite